[caption id=attachment_15062 align=alignnone width=838] Alunos preparam apresentação para Noite Cultural do projeto A Cor da Cultura.[/caption]

-Poeta sul-mato-grossense Emmanuel Marinho confirma presença como convidado especial e apresentará monólogo que é sucesso de crítica-

As escolas de Itaquiraí, Estadual “Manoel Guilherme dos Santos” e Municipal “Santa Rosa” (Extensão da Escola Estadual José Juarez de Oliveira) realizam nesta sexta-feira, 10 de novembro, o projeto “A Cor da Cultura – 40 Anos de Mato Grosso do Sul”.  Mais de 2.000 alunos, professores e diretores estão envolvidos e participando diretamente nas atividades.

Os idealizadores do projeto, os professores, Mares Gerlia Alves e Edinaldo dos Santos, destacam que contam com o total apoio da Prefeitura de Itaquiraí, da Secretaria Municipal de Educação, dos diretores dos colégios “Manoel Guilherme”, Bárbara Bandeira e diretora-adjunta Adriana Santana; “Santa Rosa”, Jusemar Batista (o Mazinho), e diretor-adjunto Fredson Júlio de Oliveira, para a realização desta exposição que será uma das maiores já vistas em Itaquiraí.

A exposição dos trabalhos será no Salão Paroquial, com início às 8 horas e encerramento às 15 horas. Os professores e seus alunos estarão nos estandes apresentando uma miscelânea cultural com mostras de arte e da cultura sul-mato-grossense. Os destaques serão: Etnias, Águas (meio ambiente); Imigrantes e Migrantes; Comidas Típicas; e Danças. “Em um dos trabalhos, o tema será a história de músicas de MS. Também será instalada uma gruta retratando o potencial turístico de Bonito e do Pantanal; contos históricos da divisão de Mato Grosso do Sul; a história do Museu Morada dos Baís”, informa Mares Gerlia.

Para retratar a história dos 40 anos do Estado, alunos e professores montaram maquetes, fizeram desenhos artísticos e juntaram fotografias. Neste contexto, Itaquiraí também terá patrimônios históricos retratados e sua história desde a Erva Mate Laranjeira. “Em um dos estandes teremos professores de química e física fazendo apresentações de ensaios químicos. Em outro, artes visuais com releitura de obras de artistas como, Humberto Espíndola e Lúcio Laranjeira”, anuncia Edinaldo.

[caption id=attachment_15063 align=alignnone width=526] Poeta Emmanuel Marinho vem a Itaquiraí como convidado especial do projeto A Cor da Cultura[/caption]

NOITE CULTURAL

Para fechar “A Cor da Cultura” com chave de ouro, está programada para a partir das 19 horas, a Noite Cultural com músicas, poesias, contação de histórias e danças. A organização confirma a presença do convidado especial, renomado poeta sul-mato-grossense Emmanuel Marinho, que trará ao público monólogo que já é recordista de público e consagrado pela crítica cultural.

“Este projeto, iniciado em abril, pela disposição, empenho, e apoio de toda a comunidade estudantil, autoridades e patrocinadores, com certeza, ficará marcado no cenário educacional como uma das maiores atividades culturais de Itaquiraí, tanto pelo volume de trabalho quanto pelo número de participantes”, analisam Mares Gerlia e Edinaldo dos Santos.