O Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Prefeitura de Itaquiraí, numa ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está apresentando oficias de empreendedorismo, com os temas: Sei Empreender, Sei Planejar e Sei Comprar. As palestras foram iniciadas na noite de terça-feira (07), com o curso “Sei Empreender”, ministrado pela professora Isa Monteiro.

[caption id=attachment_7254 align=alignnone width=1024] Isa Monteiro, instrutora do Sebrae durante palestra da oficina Sei Empreender realizada em Itaquiraí. Foto: Vagner Carminatti[/caption]

Na oficina que estará acontecendo hoje (08), no plenário da Câmara de Vereadores, Isa destacará a necessidade dos participantes compreenderem a importância dos elementos que envolvem o processo de Planejamento da atividade empreendedora para assegurar os melhores resultados que atendam suas expectativas e metas. “Conscientizar o Empreendedor Individual de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e preços atrativos; dominar o processo de organização do seu negócio; e aplicar as ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho de seu empreendimento, com aumento de sua competitividade e de modo sustentável são fundamentais para qualquer empreendedor”, fazem parte da oficina desta noite, antecipa Isa Monteiro.

[caption id=attachment_7255 align=alignnone width=1024] Participantes da Oficina Sei Empreender ministrada pela técnica do Sebrae Isa Monteiro. Foto: Vagner Carminatti[/caption]

De acordo com o conteúdo programático da oficina programada para logo mais à noite, o que é planejar (planejar é ato ou efeito de prever, antecipar, ou vislumbrar algo que ainda não aconteceu; preparar; projetar e em outras palavras planejar é a atitude que precede a ação); Para que planejar (no ambiente empresarial não se deve agir na base de fórmulas de tentativa e erro); Quando planejar (deve-se planejar ciclicamente e sempre que surgirem novas situações a serem decididas, analisadas); Planejamento orientado para resultados (o Empreendedor Individual deve ter seus objetivos/metas, claros e específicos traçados, e para alcançá-los deve-se fazer o planejamento orientado para resultados); Ferramentas do Planejamento (PDCA); Visão sistêmica (não é possível pensar na empresa em um só setor, de acordo com sua especialização); Planejamento como processo dinâmico e contínuo.

O público alvo são os potenciais empreendedores, potenciais empresários, e micros empresários individuais, interessados em obter conhecimentos específicos para o sucesso de seus empreendimentos. “Ainda teremos as oficinas “Sei Planejar e Sei Comprar”, sempre às 19 horas, no recinto da Câmara Municipal. Com estas palestras buscamos qualificar nossos empreendedores e futuros empreendedores de Itaquiraí, cumprindo desta forma, a proposta da administração municipal em apoiar quem quer se inserir no ramo comercial ou aqueles que já estão na atividade”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itaquiraí, Anderson da Silva.