A Sala do Empreendedor, implantada recentemente em Itaquiraí pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o SEBRAE-MS, está colaborando decisivamente com o aumento e abertura de microempresas no âmbito do município. Somente no mês de fevereiro, de acordo com levantamentos apresentados pelo órgão, 30 futuros empreendedores foram atendidos e receberam as mais diversas informações visando à abertura de firmas individuais ou novos negócios.

[caption id=attachment_4775 align=alignnone width=832] Vagner Carminatti, responsável pelos atendientos na Sala do Empreendedor de Itaquiraí. (Foto: Edson Freitas)[/caption]

COMO FUNCIONA

A Sala do Empreendedor oferece assessoria gratuita a todos os interessados em se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), ou aqueles que já são microempreendedores e precisam de orientações para melhor desempenho de seus negócios. A Sala do Empreendedor de Itaquiraí foi instalada junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na Av. Industrial nº 1.400, próximo ao Bosque Municipal.

Um dos assuntos mais abordados pela equipe técnica da Sala do Empreendedor e que é um ponto de referencia de informação ao empresário é a abertura de uma empresa e quais os procedimentos corretos para o melhor funcionamento do empreendimento. Outra orientação bastante relevante é sobre a busca de crédito financeiro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Francisco da Silva, expõe que é na Sala do Empreendedor que o Município oferece suporte e orientações aos empreendedores individuais quanto aos procedimentos necessários à abertura e formalização de uma empresa. “Neste primeiro passo, buscamos a redução da burocracia, garantindo maior agilidade para o início de um novo empreendimento. Desta forma, cumprimos o nosso papel de promover o desenvolvimento econômico do Município, dando suporte a mais negócios”, observa Anderson.

Neste contexto – acrescenta o secretário - o microempresário tem a Sala como referência para buscar informações, obter orientações de instalação e funcionamento empresarial, principalmente, tendo os procedimentos burocráticos unificados, facilitando a formalização e desenvolvimento das atividades. “Enfim, estamos fomentando o empreendedorismo através de ações integradas com outros setores organizados da sociedade”.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto declara que a implantação da Sala do Empreendedor é mais uma decisão estratégica da administração visando alavancar a economia do município, para se proporcionar qualidade de vida, desenvolvimento e, sobretudo, mais renda. “Ao apoiarmos e orientarmos os futuros empreendedores bem como os empresários já instalados estamos cumprindo esta meta”, sustenta Ricardo.

Para mais informações sobre a Sala do Empreendedor, interessados procurarem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itaquiraí ou falar diretamente com o responsável pela Sala, Vagner Carminatti, através do telefone (67) 3476 1965.