A Prefeitura de Itaquiraí, numa ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), e Banco Cidadão, reiniciaram esta semana as visitas aos empreendedores individuais, microempresários e comerciantes de Itaquiraí. “Estruturamos, através do Município, órgãos que têm competência para orientar e encaminhar os procedimentos objetivando o apoio e incentivo ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda”, observa o prefeito Ricardo Fávaro.

As equipes representantes das instituições públicas estão divulgando os atendimentos disponíveis e, sobretudo, apresentando a importância de se formalizar parcerias integradas com os órgãos ligados diretamente ao desenvolvimento econômico. As visitas itinerantes resultam em formalização de atividades, fomento dos negócios já existentes e, ainda, contratação de financiamentos, e de mão de obra nas mais diferentes áreas.

[caption id=attachment_5168 align=alignnone width=1024] Empreendedora de Itaquiraí recebe visita itinerante da equipe do Desenvolvimento Econômico. Foto: Assessoria[/caption]

O responsável pela Sala do Empreendedor, Wagner Carminatti, a coordenadora do CIAT, Marinete de Sá, e a representante do Banco Cidadão, Daiane Camila de Andrade, destacam as ações, áreas de atuação e facilidades à disposição dos cidadãos que pretendem melhorar seus negócios, iniciar uma atividade comercial ou empresarial e, ainda, as linhas de crédito existentes com menos burocracia que podem ser acessadas com maior rapidez.

[caption id=attachment_5169 align=alignnone width=1024] Empreendedores de Itaquiraí recebem visita itinerante das equipes da Sala do Empreendedor e Banco Cidadão[/caption]

“É importante destacar que todo este atendimento e assessoramento técnico é feito gratuitamente”, anuncia Wagner Carminatti. Ele acrescenta que os empreendedores visitados têm manifestado surpresa ao saberem que todo o serviço prestado é gratuito “e esse detalhe, aliado à apresentação de soluções adequadas para a melhoria, seja nos negócios, no relacionamento com os demais parceiros e junto aos clientes, tem resultado na satisfação dos cidadãos visitados”.

PROCEDIMENTOS

Sala do Empreendedor: Formalização, Alteração Contratual, Baixa Empresarial, Declaração Anual do Simples Nacional - DANS – SIMEI, Microcrédito, Informações referentes à Nota Fiscal (Comércio e Serviço), Emissão de Certidões de Regularidade Fiscal e Tributária, Orientação sobre procedimentos necessários para regularização de registro e funcionamento, bem como situação fiscal e tributária das empresas, Encaminhamento para cursos gratuitos, Orientação sobre benefícios, facilidades e respectiva legislação para abertura, desenvolvimento e encerramento de empresas, Emissão de guia para pagamento mensal (DAS); Banco Cidadão: estimula a economia formal para o micro e pequeno empresário, oferecendo cartas de créditos de R$ 500,00 (taxa anual fixa de juros de 8%) e de R$ 1.000,00 (juros fixos de 12% ao ano), sem avalista. O prazo para pagamento do empréstimo é de 10 a 12 meses. CIAT: Administra a captação de vagas de empregos, proporcionando atendimento aos empregadores e trabalhadores. Também emite carteiras de trabalho e cédula de identidade.