A Prefeitura de Itaquiraí através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em ação conjunta com a Aciita – Associação Comercial e Industrial de Itaquiraí, realizou na manhã de ontem (02), reunião para definir um alinhamento de ações a serem desenvolvidas no município visando o fortalecimento do comércio local.

[caption id=attachment_11685 align=alignnone width=1024] Reunião na secretaria de Desenvolvimento Econômico com representantes da Aciita, Senac, Sebrae, Senai, Câmara de Vereadores e comerciantes, define ação conjunta em prol do comércio. Foto: Guiomar Biondo[/caption]

A reunião, segundo o secretário Anderson Francisco da Silva, foi articulada pela de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e contou com as participações do presidente da Aciita, Paulo Henrique Meira; da Gerente do Senac- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Lucélia de Almeida Castro; Gerente do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Unidade de Naviraí, Sandra Mara Denega; Gerente do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Neire Colman; presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edílson Luiz Pereira; o Vereador Antônio Francisco da Silva – Zuza, e comerciantes.

“Fizemos esta reunião no intuito de unir forças para fortalecer o comércio, as vendas de um modo geral e, consequentemente, fomentar a economia de Itaquiraí. E a primeira iniciativa que definimos conjuntamente foi a de trazer cursos para formação de mão de obra qualificada, para que tenhamos colaboradores eficientes e, esta eficiência reflita com bom atendimento e com clientes satisfeitos”, explica Anderson Zuza.

Aliás, a proposta apresentada pelas empresas do Sistema “S”, Sebrae, Senai e Senac buscam também a capacitação dos empreendedores, os patrões, para que também sejam preparados para comprar, negociar e vender, tudo isso na hora certa e da melhor forma possível. “Portanto, os cursos deverão atingir todos os integrantes do comércio, sejam empregados ou empregadores. Mas nossa proposta é que outras ações sejam realizadas de forma articulada, em conjunto com todos os segmentos, tais como promoções, campanhas e outras iniciativas que sirvam de incentivo e atração aos consumidores. O que queremos é evitar que os consumidores de Itaquiraí gastem em outros centros comerciais”, sinaliza o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Para Anderson Zuza, os comerciantes precisam ter aqui, mercadorias de qualidade, preços competitivos e atendimento de qualidade. “Com certeza, atendendo estes requisitos poderemos ver, mesmo neste tempo de crise, o comércio superando as barreiras e melhorando suas vendas. É neste prisma que estamos trabalhando e propondo e apoiando as parcerias, não só através dos cursos e capacitações, mas também, por intermédio de outras ações, defende Anderson.