O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Itaquiraí, Anderson Francisco da Silva, recebeu na manhã de ontem (25), a visita do Diretor de Indústria e Comércio do município de Juti, Cristiano Nascimento.

[caption id=attachment_11499 align=alignnone width=1024] Fábrica de elástico de Itaquiraí, a Elastock, foi uma das indústrias visitadas pelo Diretor de Indústria e Comércio de Juti, Cristiano Nascimento. Foto: Assessoria[/caption]

Na visita de trabalho, Cristiano veio conhecer o modelo do sistema de incentivos fiscais que o Município de Itaquiraí garante para a abertura de empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços. “No primeiro momento, o interessado precisa enviar a solicitação ao CMDE – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Esta carta proposta deve detalhar o ramo de atividade, a projeção de investimentos, o número de empregos a ser gerados, dentre outras informações. Portanto, primeiramente, esta consulta deve ser aprovada pelo Conselho que, por sua vez, enviará parecer ao Executivo Municipal”.

Continuando as explicações ao representante de Juti, Anderson frisou que um projeto bem elaborado tem maior chance de receber aval do Conselho e do Executivo. “Posteriormente, o Município envia um projeto de lei para análise e aprovação dos vereadores. Portanto, é necessário criar a lei municipal de incentivos fiscais”, orientou o secretário de Desenvolvimento de Itaquiraí.

Ao falar o objetivamente do apoio garantido aos industriais interessados em investir na abertura de uma empresa, Anderson Zuza disse que a Prefeitura de Itaquiraí faz a doação de área e concede incentivos fiscais, com isenção de impostos municipais durante um certo período, para que a nova indústria “tenha fôlego” para produzir.

[caption id=attachment_11500 align=alignnone width=873] Secretário Anderson Zuza, o Diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Juti, Cristiano Nascimento, e o vereador Antônio Zuza, durante a audiência na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.[/caption]

Após as informações, Cristiano Nascimento visitou algumas empresas que estão em funcionamento em Itaquiraí e que receberam incentivos da Prefeitura, dentre elas, a Elastock - Textipan Indústria e Comércio Ltda de Itaquirai, que fabrica elásticos e está situada no Distrito Industrial de Itaquiraí, à margem da BR-163. Também visitou a Casa do Artesão e, em todas as visitas, Anderson mostrou o resultado positivo da lei municipal de incentivos à industrialização do Município de Itaquiraí.

“Saímos daqui satisfeitos com o que vimos e, Itaquiraí, realmente é um exemplo que pode ser seguido. Vamos levar todas as informações ao nosso Executivo e aproveitar ao máximo as informações que recebemos”, disse Cristiano Nascimento. “Para nós de Itaquiraí é uma honra receber a visita do Diretor de Indústria e Comércio de Juti e poder compartilhar com informações sobre as ações de incentivo à industrialização. Sempre que necessário estaremos à disposição”, resumiu o secretário de Desenvolvimento de Itaquiraí, que durante a recepção ao visitante de Juti estava acompanhado pelo vereador Antônio Francisco da Silva, o Zuza.

[caption id=attachment_11501 align=alignnone width=581] Cristiano (à direita) conheceu a Casa do Artesão de Itaquiraí[/caption]