O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anderson Francisco da Silva (Anderson Zuza), está em Campo Grande participando do Encontro de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico e Fórum Estadual de Desenvolvimento Econômico. Na tarde de ontem (23), a palestra aos secretários foi apresentada pelo Secretário Adjunto da SEMADE (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) Ricardo Senna.

[caption id=attachment_7170 align=alignnone width=960] Ricardo Senna, Secretário Adjunto da Semades, em palestra aos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico[/caption]

Em uma das atividades do Encontro, os secretários municipais foram convidados a atuar na elaboração do Mapa de Oportunidades de Mato Grosso do Sul, complementando, inclusive, o trabalho que já vem sendo feito nos municípios, de levantamento das potencialidades, desafios, fraquezas, e oportunidades. “Tivemos a oficina, em Itaquiraí, para a formatação do Mapa de Oportunidades do município. Agora, estamos colaborando com a construção do mapa estadual de oportunidades”, informou Anderson Zuza.

[caption id=attachment_7171 align=alignnone width=960] Secretário Anderson Zuza (à direita), ao participar das palestras da Semades, em Campo Grande[/caption]

O documento, consubstanciado por informações prestadas e registradas por empresários, lideranças políticas, instituições de ensino e pesquisa, além de profissionais de diversas áreas, será entregue no final do mês de agosto ao ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. A iniciativa definirá um conjunto de ações estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado.

Concomitante ao Encontro Estadual de Secretários de Desenvolvimento Econômico será feito hoje à tarde, o lançamento do Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios). O ponto alto do evento será a palestra sobre o crescimento empresarial voltada para empreendedores interessados em ampliar seus negócios, que será proferida pelo ministro Afif Domingos. Durante o evento, serão apresentadas soluções em várias áreas, como desburocratização, orientação, capacitação e assistência técnica aos pequenos negócios. A solenidade acontece às 13h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

No evento, acontecerá ainda a posse dos membros do Fórum Estadual Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, assinatura do Termo de Cooperação Técnica do programa de desburocratização pela Redesim; e lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.