A maior trilha aquática do Brasil, a Rota dos Pioneiros, terá como ponto de apoio a Praia da Amizade. A parceria está sendo firmada através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural Ernesto Vargas Baptista. Com a integração do município nesta rota, será possível destacar ainda mais as belezas naturais pertencentes a Itaquiraí a nível nacional.

O Brasil tem pelo menos oito trilhas à disposição dos turistas brasileiros e estrangeiros para curtir as nossas belezas naturais nestas férias de verão. Uma delas, a Rota dos Pioneiros, tem um charme todo especial: Ela é aquática, ou seja, bem diferente do formato tradicional.

Em território sul-mato-grossense, um dos trechos da trilha que mais chama a atenção dos aventureiros tem 43 km e liga a Praia da Amizade em Itaquiraí, ao Porto Morumbi, em Eldorado. (INFORMAÇÕES GRANDE NEWS).

As ações conjuntas com a RPPN e demais parceiros irão fomentar ainda mais o turismo local. Haja vista que a “Prainha” já recebe visitantes de diversos municípios e estados do país. Com a conclusão da pavimentação asfáltica da MS 488, que liga a zona urbana até o porto Santo Antônio e os investimentos que a administração do prefeito Thalles Tomazelli programou para o local, a Praia da Amizade terá um grande potencial turístico, além de gerar renda, emprego e fomentar o comércio local.

De acordo com Ana Luzia: A ideia é implantar, na reserva próximo ao Porto Morumbi, em parceria com a UEMS, um Centro de Estudos e Pesquisas voltada à Educação Ambiental, bem como um Memorial destinado a preservar o acervo de seu pai (Ernesto Vargas Baptista). Por abrigar regiões úmidas nas margens do rio Paraná, o local é berçário de inúmeras espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, o que eleva a importância de sua conservação.

Na foto: O secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Felipe Kopper, o servidor municipal Fredson Júlio que representou a secretaria de meio ambiente, a proprietária da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), Sra. Ana Luzia Batista de Abrão e o voluntário Alex Walber.