O Governo do Estado, através da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), destinou recursos da ordem de R$ 10.000,00 como apoio financeiro para a realização da Itaquipesca 2015 (12ª Festa da Pesca de Itaquiraí). Para viabilizar a verba, o Município de Itaquiraí garantiu uma contrapartida de R$ 2.290,00, totalizando R$ 12.290,00.

[caption id=attachment_8125 align=alignnone width=1024] Presidente da comissão organizadora, Anderson Francisco da Silva (à esq.) comandou a entrega das premiações e a realização dos sorteios dos prêmios da Itaquipesca 2015[/caption]

“Reivindicamos apoio financeiro do Governo do Estado para fazer frente às despesas de realização da Itaquipesca 2015. Foi assim que conseguimos garantir o Convênio nº. 25.267/2015 celebrado entre o Município de Itaquiraí/MS e a Fundtur, tendo por objeto Apoio para realização da Festa da Pesca - Itaquipesca 2015”, que realizamos nos dias 10, 11 e 12 deste mês de outubro”, informa o prefeito Ricardo Fávaro Neto.

A comissão organizadora da Itaquipesca 2015, presidida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anderson Francisco da Silva, destaca a importância da parceria formalizada com a Fundação de Turismo. “Com o recurso do convênio foi possível fazermos a aquisição de 370 camisetas, manga longa, destinadas aos pescadores que participaram do torneio de pesca. Além disso, garantiu a locação de um gerador de energia elétrica que funcionou durante os 3 dias da festa e forneceu a energia para toda a estrutura da Praia da Amizade, local onde a festa foi realizada”, explica Anderson.

[caption id=attachment_8129 align=alignnone width=1024] Pescador campeão do torneio de pesca recebeu troféu do prefeito Ricardo Fávaro e do vereador Antônio da Silva[/caption]

Ao fazer o balanço da Itaquipesca 2015, a comissão organizadora aponta o sucesso absoluto do evento, com a efetiva participação de pescadores de todo o sul de Mato Grosso do Sul, do Paraná e São Paulo, quando foram confirmadas mais de 300 inscrições e, mesmo acontecendo sob a chuva que caiu nos três dias da festa, centenas de turistas montaram barracas na área de camping e milhares de pessoas prestigiaram o show da cantora Mariana Fagundes, que cantou e embalou a noite de sábado e madrugada de domingo, agradando em cheio a plateia.

CAMPEÕES DO TORNEIO

Depois de seis horas de pescarias realizadas no rio Paranazão, entre a foz do rio Amambai e foz do rio Pirajuí os competidores retornaram à cabine de recepção apresentando os pescados. A banca examinadora, em consonância com a lei e o regulamento da Itaquipesca fizeram a medição e pesagem, apontando os seguintes campeões do torneio:

pescador mais velho, inscrição 446, Geraldo Laurindo, nascido em 1944; pescador mais novo, inscrição 468, Victor Gabriel Julio, nascido em 2015; pescadora mais velha, inscrição 360, Allister Maria Carminatti; pescadora mais nova, inscrição 112, Maria Sofia; pescador vindo de mais longe, inscrição 251, Claudemiro Gomes, cidade de Santo André (SP); maior peixe de couro: inscrição 064, Ederaldo Kraemer, com um peixe pintado de 9,040 kg; maior peixe de escama: inscrição 304, Mário Alves Ribeiro, fisgou um peixe dourado facão, de 280g; maior quantidade de kg de pescado: inscrição: 363, Milton Marques Brito, pescou armado - 14,265 kg.

[caption id=attachment_8130 align=alignnone width=1024] Prefeito Ricardo mostra bola sorteada, nº 175, premiando pescador de Icaraíma (PR) que banhou um motor de popa 15 hp[/caption]

PREMIADOS

O ponto alto da Itaquipesca 2015 e um dos mais aguardados pelos participantes da Itaquipesca 2015 foi o sorteio dos prêmios, acompanhado por centenas de pessoas. Os sortudos foram: 1º prêmio – motor 25 HP, inscrição 155, Alexandra da Silva Mambole, de Xambrê (PR); 2º prêmio - motor 15HP, inscrição 65, Edmar Ribeiro de Souza, de Itaquiraí (MS); 3º prêmio - motor 15 HP, inscrição 175, Aparecido Orivaldo Crispim, de Icaraíma (PR); 4º prêmio - barco de 6 metros, inscrição 38, Edilson Silva de Medeiro, de Coronel Sapucaia (MS); 5º prêmio - barco de seis metros, inscrição 385, Willian Rodrigo da Silva, de Mundo Novo (MS); 6º prêmio - barco de seis metros, inscrição 247, Alexandre Scinskas, de Alto Piquiri (PR); 7º prêmio - carreta para barco, inscrição 58, José Fernandes Domene, de Terra Roxa (PR); e, 8º prêmio - uma carreta para barco, inscrição número 3, saiu para Antônio Silva Pereira, de Umuarama (PR).

[caption id=attachment_8126 align=alignnone width=1024] Grupo de pescadores presentes à abertura da Itaquipesca 2015[/caption]

“A Festa da Pesca de Itaquiraí atingiu nossas expectativas. Conseguimos realizar um evento com grandes parceiros, a Iza Naútica (Val Motos), o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo festa, Associação Comercial e Industrial de Itaquiraí e dezenas de patrocinadores que apostaram no sucesso do evento e estão comemorando conosco mais este resultado positivo. Os turistas vindos de outros estados, os visitantes dos municípios vizinhos e o grande número de famílias de Itaquiraí tiveram toda uma infraestrutura à disposição que garantiram o sucesso da Itaquipesca 2015, confirmando que este é o maior torneio da pesca do sul de MS”, sustentou o prefeito Ricardo Fávaro.