[caption id=attachment_13181 align=alignnone width=2992] Equipe da Assistência Social da Prefeitura de Itaquiraí que desenvolve o projeto do CadÚnico-Paif. Foto: Roney Minella[/caption]

A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, se fez presente no III Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família que ocorreu neste dia 20 de abril, juntamente com os representantes da Saúde e Educação do Município, com objetivo de construir o  Plano de Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família.

No Seminário o Município de Itaquiraí, representado pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social e Cadúnico, apresentou aos 79 municípios presentes no evento, o Projeto realizado com as famílias do CadÚnico/PAIF que concorreu a nível Nacional ao Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – Uso do Cadastro Único para o Desenvolvimento de Políticas Públicas.

O município de Itaquiraí realizou a apresentação do Projeto no Seminário com objetivo de incentivar os demais municípios a construir propostas que visem articulações e intersetorialidade com a rede socioassistencial, pois, o Projeto serve de modelo para os demais municípios.

Apenas dois municípios do Estado tiveram os projetos aceitos para concorrer ao Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, e o município de Itaquiraí se destaca nas ações referentes ao trabalho com as famílias.

O Projeto com as Famílias foi inscrito no ano de 2016 no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social - Uso do Cadastro Único para o Desenvolvimento de Políticas Públicas, que teve como objetivo identificar as práticas bem-sucedidas e inovadoras na gestão do Cadastro Único nos municípios, estados e no Distrito Federal, a fim de divulgá-las para que possam auxiliar outros entes a aperfeiçoar a gestão do Cadastro Único.

[caption id=attachment_13182 align=alignnone width=431] Equipe volante da Assistência Social de Itaquiraí[/caption]

O município de Itaquiraí teve o Projeto aceito e concorreu entre os 150 municípios do país que tiveram seus projetos aceitos também, cabe ressaltar que o município de Itaquiraí foi o único que teve o projeto com trabalho realizado com famílias, tornando – se referência no Estado de Mato Grosso do Sul.

Para a Secretária de Assistência Social Virgínia do Carmo Messias Cardoso estar entre os melhores projetos do Brasil é uma grande vitória, mostra que municípios de pequeno porte apresentam condições de realizar trabalhos com excelência e ter estratégias nas ações que visem o trabalho com os beneficiários.