A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram o 2º Encontro do PAGE – Programa de Atendimento a Gestantes. O evento foi realizado no Posto de Saúde do Assentamento Santo Antônio e contou com as presenças do prefeito Ricardo Fávaro Neto e da secretária de assistência social Maria Aparecida Fávaro.

A coordenadora do CRAS, Virginia do Carmo, a enfermeira voluntária Taiza Gavilan dos Santos, a psicóloga Sara Duarte e a assistente social Rosenilda de Araújo lideraram a realização do encontro de gestantes que teve como ponto alto a apresentação de palestras apresentadas por enfermeira e uma psicóloga. Preparação para o parto, esclarecimentos sobre as mudanças do corpo, a sexualidade durante a gestação entre outros assuntos foram abordados.

Em outro momento da festa para as gestantes, o CRAS e a Assistência Social do Município fizeram a entrega de dezenas de kits para gestantes, com enxoval para os futuros nenéns. “O objetivo do PAGE é dar atenção diferenciada para as famílias nas quais a mulher esteja gestante, fortalecer os vínculos familiares onde apresentam-se situações de vulnerabilidade social e, sobretudo, dar um suporte a possíveis situações de risco pessoal que poderiam estar presentes sem os devidos acompanhamentos”, explica Virginia do Carmo.

A psicóloga Sara Duarte observa que a proposta é apresentar aos grupos de trabalho, proposições com a finalidade de contribuírem com o processo de construção e consolidação dos vínculos familiares, ampliando o respeito a sua cidadania e subjetividade, pois, a informação abre novas possibilidades, tanto individual como coletiva, se transformando em um instrumento a serviço da promoção da qualidade vida.

Para a secretária Maira Fávaro, a gestação é o período mais lindo da mulher. “Esse é um momento muito rico e nós vemos que quanto mais informações passamos para as mulheres sobre a importância da gestação, mais teremos melhores mães e consequentemente melhores pessoas no mundo”.

O prefeito Ricardo Fávaro destaca que o Município é parceiro apoiando as famílias, em especial as mães. “Não medimos esforços para contribuir efetivamente com ações que visam proporcionar melhores condições de vida às famílias, em todos os cantos do município. Desta vez, em especial, contemplamos as futuras mamães aqui do complexo Santo Antônio, as quais desejo que tenham uma hora feliz e seus bebês nasçam com muita saúde e melhor aconchego”,finalizou o prefeito em suas considerações.