Com o propósito de apresentar o tema, sobretudo, aprofundar os eixos da Conferência Municipal, e objetivando a construção de proposições para o desenvolvimento de mais 10 anos da Política de Assistência Social, será realizada, no dia 04 de agosto de 2015, a X Conferência Municipal de Assistência Social de Itaquiraí.

[caption id=attachment_7266 align=alignnone width=542] Secretária Maria Aparecida Fávaro destaca a importância das pré-conferências municipais para consubstancial a política de Assistência Social. Foto: Assessoria[/caption]

Porém, este momento de debate será precedido por duas reuniões preparatórias, as Pré-Conferências Municipai. A primeira delas acontecerá nesta quinta-feira, no dia 09 de julho, às 8 horas, no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, conforme programação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaquiraí.

A realização das Pré-Conferências tem o propósito de apresentar o tema e aprofundar os eixos da Conferência Municipal, além de sensibilizar os participantes para a importância da Política de Assistência para o município. Neste ano, os encontros municipal, estadual e nacional devem abordar como tema central do debate “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, tendo como lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Durante as pré-conferências serão abordando os eixos: O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda; O pacto federativo e a consolidação no Suas; Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

As Pré-Conferências e a X Conferência Municipal de Assistência Social são realizadas pela Prefeitura Municipal de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Itaquiraí. Participarão dos encontros os usuários da política de Assistência Social, os gestores públicos da assistência, trabalhadores do SUAS, representantes de entidades e organizações de assistência social e principalmente os usuários da política de assistência social.