[caption id=attachment_7416 align=alignnone width=1024] Secretária de Assistência Social de Itaquiraí, Mariá Fávaro, discursa durante a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. Foto: Divulgação[/caption]

O município de Itaquiraí participou da I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa idosa, realizada no município de Iguatemi/MS, na última quarta-feira (22 de julho). A I Conferência Regional antecede a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, e teve como tema proposto o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”.

A I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa teve como objetivo propiciar a reflexão e discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégias na garantia dos direitos da pessoa idosa.

O município de Itaquiraí garantiu este momento de discussão através do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e teve como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde e a rede socioassistencial.

[caption id=attachment_7417 align=alignnone width=1024] Participantes da I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Iguatemi, com representantes de Itaquiraí[/caption]

A secretária de Assistência Social Mariá Aparecida da Silva Fávaro destaca a importância do município de Itaquiraí estar participando neste processo de construção de ações e estratégias que sirvam de direcionamento no sistema de garantia de direitos da pessoa idosa. Ela elencou como importante a participação dos idosos que se deu através do Centro Conviver- Márcio Delai. Maria Fávaro ressalta ainda a preocupação referente à perspectiva nacional com relação ao envelhecimento populacional e que nosso município deve pensar em estratégias para garantir qualidade e seguridade no envelhecimento saudável.