A Prefeitura de Itaquiraí em parceria com a Coophaf (Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar), iniciou ações objetivando mais investimentos no setor de habitação rural. A meta anunciada hoje (18), pelo prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), é viabilizar recursos para mais 65 novas moradias. “A grande novidade é que, desta vez, em parceria com o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) estaremos pleiteando investimentos em reformas. A meta é conquistar recursos para reformas e ampliações de 40 casas rurais”, anuncia Fávaro.

[caption id=attachment_7131 align=alignnone width=960] Prefeito Ricardo com a caravana de lideranças rurais de Itaquiraí, durante reunião sobre habitação rural, em Campo Grande. Foto Divulgação[/caption]

CAPACITAÇÃO

Para cumprir procedimentos burocráticos do projeto, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Diretor de Habitação, Jesuel Ramos (Jeison), participou de mais uma capacitação, ocorrida nesta quarta-feira (17), no Auditório do Hotel Iguaçu, em Campo Grande. Jeison liderou a Caravana de Itaquiraí, com a participação de nove lideranças de assentamentos do município.

Superintendente interino do INCRA/MS, o ouvidor, Sidnei Ferreira de Almeida, abordou sobre a Regularização dos lotes da R.A., inclusive citou o projeto Santo Antônio, de Itaquiraí. Por sua vez, o coordenador da Coophaf, PC, destacou as informações das obras em andamento, falou das novas contratações, reformas e ampliações, e encerrou apresentando informes da “Jornada Nacional de Lutas”.

[caption id=attachment_7132 align=alignnone width=434] Prefeito Ricardo confirma ao coordenador da Coophaf, PC, parceria para construir mais 65 moradias rurais e reformas/ampliações de 40 casas[/caption]

O prefeito Ricardo Fávaro aproveitou o evento na Capital para acelerar entendimentos com o (coordenador de políticas da COOPHAF), Paulo César Faria, o “PC”. “Confirmamos a disposição do Município em garantir mais 105 contratos. Outra boa notícia, é que estamos estabelecendo parceria com a Federação da Agricultura Familiar de MS visando à aquisição de uma carreta basculante para atender as demandas dos assentamentos”, acrescentou Fávaro.

Após as Plenárias, Jesuel Ramos anunciou que foram liberadas as ações para a contratação de novas moradias e reformas de casas rurais. “E para atender as reivindicações das lideranças, por decisão do prefeito Ricardo, vamos priorizar os atendimentos de famílias rurais do Assentamento Santo Antônio, sendo que para reformas o valor de cada financiamento será de aproximadamente R$ 17.000,00, e de R$ 28.000, para as construções novas”, informa o Diretor de Habitação.

“Mais uma vez, estamos empenhados em garantir recursos para investir em programas de habitação rural, continuando com o trabalho que já estamos executando de melhoria da qualidade de vida das famílias do campo. Desta forma, trabalhando para todos que estamos promovendo o desenvolvimento de Itaquiraí, com inclusão social”, enfatiza o prefeito Ricardo Fávaro.

“Vamos iniciar a semana que vem a coleta de documentações para montar os processos que apresentaremos na Caixa Econômica Federal”, informou Jeison aos líderes presentes ao evento, Ivair Fernandes (Neguinho), Milton Cézar (Jacaré), Jaime Silva, Ezequiel Gonzales, e Irene Moraes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar.