A Prefeitura de Itaquiraí numa ação conjunta do Creas (Centro de Referência) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural Patronal de Naviraí realizaram em Itaquiraí o Curso de Informática Básica.

As aulas foram ministradas a adolescentes e jovens que estão sendo assistidos pela Prefeitura através do Creas, oriundos do “grupo de risco”. Aos alunos, o instrutor do Senar, Nery Junio Batista Areco, apresentou 32 horas de aulas, abordando os conceitos de informática, o processamento de dados, sistema operacional, gerenciamento de pastas e arquivos, Microsoft Office e suas extensões, inserir fórmulas, funções, gráficos, Powe Point, Internet e tipos de conexão.

A proposta, segundo a secretária de Assistência Social, Virginia Cardoso, “é promover a inclusão digital”, até como medida de combate à ociosidade e de proteção aos adolescentes e jovens. A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Lucy Zampiva, acrescenta que as parcerias garantem importantíssimo curso aos jovens.

“É determinação do prefeito Ricardo Fávaro estabelecermos parcerias para oportunizar qualificação aos diversos grupos da sociedade. Assim, a Prefeitura, o Senar, o Sindicato Rural Patronal, e a Coordenadoria da Mulher atuam para facilitar os trabalhos escolares e, principalmente, o ingresso dos jovens no mercado de trabalho”, afirma Lucy Zampiva.