A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária realizou, quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores, o 1º Encontro dos Piscicultores do Município e na sexta-feira (17), o encontro foi com os Ovinocultores. Os eventos são parcerias firmadas entre a prefeitura de Itaquiraí, Semagro/MS, Sindicato Rural de Naviraí e Agraer.

A Secretaria Municipal de Agricultura está buscando desenvolver e incentivar as atividades da piscicultura e ovinocultura no município, por meio de ações estratégicas, voltadas para a organização produtiva da cadeia. O município já vem apoiando os produtores, fazendo a escavação para os tanques, transporte dos alevinos e prestando assistência técnica aos produtores do município.

- Piscicultura

A iniciativa do encontro tem o objetivo de ampliar as oportunidades e capacitar através de palestras os criadores de peixes do município. Aa palestras foram ministradas pelo supervisor da ATEG, Pedro Bigaton e pelo coordenador do programa peixe vida da Semagro/MS, João Santoya Takagi. Os produtores puderam tirar dúvidas, conhecer os tipos de produção e novas técnicas para aumentar sua produção e comercialização.

O evento teve a participação da Sra. Olga Molerinho, do Sr. Eduardo Felipe e Antônio Felipe, proprietários do frigorifico Omega Fish / Coopisc, do município de Mundo Novo/MS. De acordo com os empresários, a empresa tem grande interesse na produção de pescados do município de Itaquiraí.

- Ovinocultura

O grupo de ovinocultores do município, esteve reunido na sexta-feira, dia 17, para receber orientações através dos palestrantes; o médico veterinário da Semagro/MS, Dr. Márcio Bozza e do médico veterinário do Senar, Dr. Custódio de Carvalho.

Neste encontro, os participantes receberam orientações sobre controle de verminose, manejo de pré e pós-parto, casqueamento e tosa, além de oportunizar troca de experiências entre os participantes. Esse foi o primeiro encontro dos criadores de Itaquiraí, um evento de grande importância para o município. A prefeitura de Itaquiraí está empenha em contribuir para esse desenvolvimento e aumentar as possibilidades de renda dos produtores locais.

Representando o prefeito Thalles Tomazelli, o secretário Edilson Luiz Pereira, afirmou que o município estará intensificando as ações para incentivar e auxiliar a diversificação das fontes de rendas aos produtores familiares do município. “O prefeito Thalles quer fomentar cada vez mais as diversidades no campo como uma oportunidade de negócio”, destacou Edilson.