A Secretaria de Agricultura e Pecuária, nesta época do ano, está focada em auxiliar o homem do campo na produção de silagem. Pois com a chegada do inverno vem a preocupação em garantir a alimentação dos animais. Pensando nisso, o prefeito Thalles Tomazelli e o secretário Ricardinho, buscaram a parceria sólida com a Embrapa. Após estudos realizados nos campos experimentais da Embrapa, os técnicos usaram uma alta tecnologia, que vai desde o milho híbrido, sementes de pastagem, adubos até os testes com herbicidas. O resultado deste processo será aplicado nas propriedades de produtores de alimentos da agricultura familiar, afim de auxiliar o homem do campo e garantir a alimentação dos animais.

Através dos serviços, a Agricultura Municipal oferece os maquinários e também parte da mão-de-obra. "Estamos trabalhando para garantir todo suporte aos pequenos produtores, pois a maioria não dispõe de todos os equipamentos. A determinação do Thalles é de fazer o possível para atender o maior número de propriedades. Estamos confiantes que produtividade dos nossos produtores de alimentos não serão comprometidas por falta do nosso trabalho”, disse Ricardinho.

A silagem é principal fonte de alimentação para animais, em especial o gado de corte e de leite, usada principalmente no período da seca e inverno. O prefeito Thalles Tomazelli, destacou o empenho de toda a Secretaria de Agricultura no que se refere a estruturação das associações. “Sozinho não chegamos a lugar nenhum, construímos uma parceria firme com o governo do estado e entregamos máquinas e implementos para todas as associações do município, além disso, temos o apoio da Agraer através do coordenador, Adriano Shuffener e da Embrapa que é representada pelos pesquisadores: Cláudio Lazzarotto, Marciana Retore e do analista Gessi Ceccon, parceiros fieis das nossas ações”, observou Thalles

A Câmara Municipal esteve representada pelo vereador, Cirço do Táxi, que reafirmou em sua fala, o apoio as ações que vão ao encontro dos anseios dos agricultores do município. “A câmara municipal é parceira da administração do prefeito Thalles, estamos sempre em busca de melhorias e dispostos a colaborar com o poder executivo”, disse.

Durante o evento de lançamento deste projeto, o prefeito de Itaquiraí anunciou mais uma importante ação da administração municipal, que é a implantação, em breve, da mecânica volante, uma espécie de oficina móvel, que será equipada com equipamentos mecânicos e profissionais para atender as demandas de assistência das patrulhas e implementos cedidos para as associações. “Essa é mais uma forma de valorizar, apoiar e incentivar os nossos pequenos produtores. Com isso, acreditamos que a agricultura familiar se fortalecerá ainda mais, pois esta ação deverá gerar economia que será refletida diretamente no bolso do homem do campo, que é o grande responsável pela produção de alimentos que chegam a nossa mesa”, finalizou Thalles.