O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Netto, decretou “Situação de Emergência” no município de Itaquiraí. A situação anormal foi provocada pela ocorrência de alto índice pluviométrico, principalmente os ocorridos nos dias 01 a 25 de novembro, que ocasionou danos e enormes prejuízos materiais e financeiros em toda a área do Município.

[caption id=attachment_8308 align=alignnone width=1024] Presidente do COMDEC, secretário José Carlos Loro, e os servidores da Secretaria de Obras, Moisés e o engenheiro Eduardo: ações para diminuir os impactos negativos das fortes chuvas. Foto: Roney Minella[/caption]

O Decreto Nº 2984/2015 publicado nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Município nº 540, é facilmente justificado pelos efeitos causados pela precipitação pluviométrica nos perímetros urbano e rural de Itaquiraí nos dias 01 e 25 de novembro de 2015, atingindo 365,4 milímetros no período conforme CEMADEN -http://www.cemaden.gov.br/municipiosprio.php). “Além disso, a chuva continuou a cair em todo o território itaquiraiense no fim desta semana e iniciamos a nova semana com mais chuvas”, pontua o prefeito Ricardo.

O levantamento apresentado pela Secretaria Municipal de Obras aponta a ocorrência de erosões em vias públicas, queda de postes de iluminação pública, rompimento de rede de água potável e rompimento de galerias de águas pluviais. Na área urbana, os bairros mais afetados foram: Nova Era, Nova Esperança I e II, Distrito Industrial I e II, Jardim e Monte Castelo. Já na área rural as estradas vicinais e que servem de escoadouro para a produção agrícola e da pecuária, dos assentamentos: Sul Bonito, Indaiá, Tamakavi, Aliança, Santa Rosa, Guassu, Santo Antonio, Lua Branca, Boa Sorte e a estrada estadual MS-488, de 22 quilômetros que dá acesso ao município através do Porto Santo Antônio.

A “Situação de Emergência”, em toda a área do município, terá validade por um período de 60 dias. “Foram mais de 365 milímetros, quantidade essa superior a esperada para todo o mês de novembro”, expõe o prefeito de Itaquiraí. “Por isso, autorizamos a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMDEC - Conselho Municipal de Defesa Civil de Itaquiraí-MS, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário através da reconstrução e resolução dos problemas de infraestrutura viária, visando o tráfego seguro de pessoas, veículos e caminhões, e restabelecimento do escoamento de toda a produção do município”, justifica Ricardo Fávaro.

Em resposta à determinação do prefeito, reuniram-se na Secretaria de Obras, os secretários: José Carlos Loro (Obras), Mauro José Gutierre (Administração), Anderson Francisco da Silva (Desenvolvimento Econômico e Turismo), bem como representantes da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Comunicação, Assistência Social e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, Andércio da Silveira.

Sob o comando do presidente do COMDEC, José Carlos Loro, e apoio do engenheiro da Secretaria de Obras, Eduardo Rodrigo Vieira Lima, foram encaminhados procedimentos burocráticos e medidas visando à resolução dos danos provocados pelas chuvas e diminuição dos impactos negativos das intempéries climáticas. “Temos 1200 quilômetros de estradas. Aliás, Itaquiraí tem a maior malha viária entre todos os municípios do Cone Sul do Estado. A recuperação vai despender enormes recursos financeiros, portanto, gastos extraordinários, por isso, o Decreto de Situação de Emergência e a luta do prefeito na busca de apoio do Governo do Estado para fazer o enfrentamento desta anormalidade”, enfatiza José Carlos Loro.