A administração “Trabalhando para Todos”, numa iniciativa do prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), realizou na noite de quinta-feira (30), uma das mais importantes ações de interesse social do Município: entregou 105 títulos definitivos de propriedade para famílias residentes na área dos Guilherme, região central da cidade de Itaquiraí.

[caption id=attachment_7534 align=alignnone width=1024] Pioneiro Ivo Alves da Silva foi o primeiro a receber do prefeito Ricardo o título definitivo de sua propriedade situada na área dos Guilherme. Fotos: Edson Freitas[/caption]

A solenidade foi realizada no Centro Conviver “Márcio Delai”, sendo prestigiada pelas famílias beneficiadas, lideranças do comércio, empresários e representantes de segmentos organizados. Marcaram presenças os vereadores Antônio Francisco da Silva, Cícero Camilo da Rocha, Rui Felipe Kopper, Darci Sidnei Portela e Joel José Cardoso. Também prestigiaram o evento os secretários municipais, José Belo (Finanças), Mauro José Gutierre (Administração), José Prior (Gabinete), Luiz Carlos (Saúde), Daniel Mamédio (Agricultura), Jairo Donin (Controladoria) e Mariá Aparecida Fávaro (Assistência Social).

O próprio prefeito Ricardo recepcionou cada um dos moradores que foram receber seus títulos definitivos, dentre eles, os pioneiros Ivo Alves da Silva e Edgar Tenório que fora convidados a compor a mesa de autoridades. O Diretor do Departamento de Tributação e Cadastro, Altair Müller foi o convidado de honra, pelo empenho, dedicação e comprometimento com o processo de regularização fundiária determinado pelo prefeito Ricardo Fávaro.

[caption id=attachment_7533 align=alignnone width=1024] Pioneiro Edgar Tenório recebeu o título definitivo de seu imóvel, entregue pelo vice-prefeito Daniel Mamédio[/caption]

Abriu a sessão de pronunciamentos o vereador Antônio Zuza. Ele afirmou que o prefeito Ricardo Fávaro cumpre mais um de seus compromissos de campanha, lembrando que este trabalho foi iniciado no primeiro ano desta gestão, pelo então Procurador Geral do Município, Dr. Silvano Luiz Rech. “Foram muitas idas e vindas a São Paulo para viabilizar as documentações necessárias. Mas, hoje, é com satisfação que em nome do Poder Legislativo participamos desta Ação de Governo. Nossa felicidade é maior ainda porque estão sendo beneficiadas centenas de famílias que aguardaram a regularização de suas propriedades por mais de 30 anos. Está de parabéns o prefeito e toda sua equipe que se empenhou para tornar realidade este sonho. E toda vez que recebermos projetos deste tipo, sempre garantiremos apoio, por isso, pode contar conosco, prefeito Ricardo”, afirmou Zuza.

[caption id=attachment_7535 align=alignnone width=1024] Autoridades de Itaquiraí durante a solenidade de entrega dos títulos às famílias da área dos Guilherme[/caption]

O vice-prefeito Daniel Mamédio, valeu-se da presença da seleta plateia para delinear sobre o atual momento econômico do país, mostrando a vertiginosa queda de transferência de receitas da União para o Município, que, segundo ele, chegou a casa dos 36% nos últimos meses. Assim, Daniel comparou um trabalhador que ganhava mil reais e de repente recebe apenas 640 reais. “É uma crise de gestão federal, resultante da grave corrupção e da vergonha que se instalou no país. Assim, fica impossível manter as contas. Mesmo assim, o prefeito Ricardo está pagando os salários sempre em dia e os fornecedores dentro dos prazos estabelecidos. Porém, os investimentos são prejudicados. E hoje, a entrega dos títulos definitivos comprova que mesmo em tempo de muitas dificuldades a administração municipal vem trabalhando e atuando para promover o desenvolvimento e o bem estar social de nossas famílias. Quem ama cuida”, parafraseou Daniel.

[caption id=attachment_7536 align=alignnone width=1024] Diretor de Cadastro Altair Müller, Marcelo Pupo, prefeito Ricardo, e vereador Nei Portela ao entregarem o título de propriedade ao diretor da escola José Juzrez[/caption]

O prefeito Ricardo falou de sua enorme satisfação em participar do momento histórico de Itaquiraí. Ele mesmo não escondeu sua imensa alegria e repetiu que estava feliz por conseguir regularizar a área dos Guilherme em sua gestão e, principalmente, garantir os títulos definitivos para quase 200 famílias que reivindicavam os documentos há aproximadamente 30 anos.

Para isso – destacou o prefeito – contamos com o total comprometimento, dedicação e paciência de toda a equipe do setor de cadastro, e do diretor Altair Müller que com muita responsabilidade conduziu este processo, bem como da Assessoria Jurídica, aqui representada pelo advogado Julio César Sanches, que se empenharam na concretização desta proposta.

“Esta é uma conquista histórica, por isso, também agradecemos aos vereadores que apoiaram nosso projeto e colaboraram com esta marca histórica para Itaquiraí. É enorme a dimensão que este momento representa, pois, todos os proprietários dos imóveis destas 11 quadras, começando pela quadra 137, agora têm o documento oficial de propriedade e já poderão buscar acessar as instituições financeiras visando a melhorias de suas residências, seja em reformas, ampliações ou novas construções. Isso vai gerar empregos na construção civil, vendas nas lojas do comércio de materiais de construção, enfim, fomentaremos o comércio. Nosso rumo é para frente”, enfatizou Ricardo Fávaro.

[caption id=attachment_7537 align=alignnone width=1024] Centenas de famílias moradoras na área dos Guilherme e convidados prestigiaram a solenidade de entrega dos títulos definitivos[/caption]

Ao encerrar suas palavras, o prefeito fez o anúncio de outra boa notícia: “como incentivo, estamos isentando a cobrança do ITBI, no valor de 2% do valor do imóvel para os proprietários que iniciarem os procedimentos para o registro de suas propriedades localizadas na área dos Guilherme”. Na sequência, o cerimonial foi chamando um a um dos proprietários, que receberam os títulos definitivos das autoridades presentes. Os dois primeiros a receberem os títulos foram os pioneiros, Ivo Alves da Silva, da quadra 137, e Edgar Tenório da Silva, que na ocasião representaram todos os moradores da área dos Guilherme.