A Prefeitura de Itaquiraí está instalando cinco modernos parques infantis em diversas localidades do município. Os brinquedos foram adquiridos através de emendas de deputados estaduais, inseridas no Orçamento do Estado de 2014, mais contrapartida de recursos dos cofres municipais totalizando R$ 115.000,00.

O primeiro parque foi instalado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo Peti. Outro parque mais estruturado foi montado na Praça Santos Tomazelli, com diversos brinquedos, sendo 02 casinhas, uma com 10 itens e outra com 12 itens (1 assoalho, 1 vai e vem, 1 remo, 1 cabalo, 1 jogo de argolas, 1 escada horizontal, 4 balanços, 1 gangorra, 1 escorregador grande e 1 escada).

[caption id=attachment_7041 align=alignnone width=960] parquinho instalado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo Peti.[/caption]

O parque infantil da Praça Santos Tomazelli foi completado ainda com escorregador de ferro de 2 metros, gira-gira de 8 lugares, escada horizontal, balanço gôndola com 2 lugares, balanço de correntes com 3 lugares, gangorra com duas pranchas e 4 lugares, labirinto, carrossel e balanço frontal para crianças portadoras de necessidades especiais, sendo este o resultado de uma emenda do deputado estadual Marcos Trad.

[caption id=attachment_7042 align=alignnone width=1024] Parquinho infantil tem vários brinquedos instalado na Praça Santos Tomazelli - Foto: Edson Freitas[/caption]

Os parquinhos instalados no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi com emenda do deputado Márcio Monteiro; o Centro de Educação Infantil Professora Marlene Pereira Kamakura e Pequeno Príncipe receberam emenda do deputado Onevan de Matos, e a Escola Municipal Professor Jair Alves da Costa foi contemplada com a emenda do deputado Cabo Almi.

No total, a Prefeitura de Itaquiraí adquiriu 4 gira-gira de 8 lugares, 2 escorregadores em ferro, 5 balanços de corrente com 3 lugares, 7 gangorras em ferro, 3 escadas horizontais, 4 balanço gôndolas, 1 playground polyplay mega, 3 casinhas com 10 brinquedos, 2 túneis modelo vaquinha, 1 gangorra pirata, 1 gira pato, balanços baby bebê, 1 play maternal em MDF e espuma, 1 play ponte arco íris, 1 escorregador de ferro, 1 balanço lambretinha, 1 casinha de bonecas em madeira, 1 labirinto em ferro e 1 cama elástica redonda.

Desde a instalação dos primeiros parquinhos, na semana passada, as crianças têm brincado a valer e feito a festa. Uma grande concentração tem sido registrada na Praça “Santos Tomazelli”, onde pais têm levado seus filhos e supervisionado as brincadeiras, onde elas não se cansam de aproveitar de cada uma atrações do parque.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Fávaro, disse estar impressionada com a animação das crianças. “Era tudo que elas queriam como diversão. Vimos nos olhos de cada uma a satisfação de utilizar todos os brinquedos. E nós da Assistência Social também temos o prazer de proporcionar estes momentos de lazer à nossas crianças”, destaca a secretária.

O prefeito Ricardo Fávaro destaca o apoio dos vereadores que fizeram gestões junto aos seus deputados estaduais e viabilizaram as emendas que, somadas as contrapartidas garantidas pelo Município, resultaram na aquisição dos cinco conjuntos de parquinhos. “Portanto, através de importantes parcerias estamos garantindo opções de lazer para nossas crianças. Agora, os pais podem levar seus filhos para brincarem com toda segurança, principalmente, no parquinho da Praça Sebastião Santos Tomazelli”, anuncia Ricardo Fávaro.