[caption id=attachment_14414 align=alignnone width=1280] Secretários municipais de Itaquiraí articulam realização das audiências públicas sobre Saneamento Básico Municipal. Fotos: Roney Minella[/caption]

-Proposta será levada à população em audiências no Assentamento Santa Rosa e, na cidade, no Auditório da Uniderp-

O Município de Itaquiraí elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico. A proposta está pronta e será apresentada à população em duas grandes audiências, marcadas para o próximo dia 24 de agosto (quinta-feira).

Para que todos venham participar das audiências, secretários municipais estiveram, há pouco, na Sala de Reuniões da Prefeitura, traçando estratégias de mobilização. Participaram: Daniel Mamédio (Assessor Institucional), Dr. Mauro Gutierre (Administração), Ivanir Vieira (Agricultura), José Carlos Loro (Obras), Jairo Donin (Controladoria Geral), Valdirene Rodrigues Salomão (Educação), e Katiana Paula Gonzzatto (Convênios).

Também participaram da reunião a diretora Édina, da Assistência Social, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Gilmar Val Perin (Banco do Povo), o diretor Vanderson Lopes (Agricultura e Pecuária), e a diretora Neire Meire (Saúde - Regulação de Vagas.

As formas de mobilização e o encaminhamento das ações foram acertadas, confirmando as audiências, no assentamento às 10 horas, no recinto da Escola Municipal Santa Rosa e, na sede do município, às 19 horas, no Auditório da Uniderp, situado junto à Escola Municipal Jardim Primavera.

A diretora de convênios, Katiana Gonzzatto, explica que a análise e sugestões ao plano serão permitidos durante as duas audiências públicas. Vencida esta etapa, o Executivo vai elaborar o projeto e enviar à Câmara para a votação para que o Plano Municipal de Saneamento Básico seja transformado em lei. Ao justificar a realização das audiências e a criação da lei municipal de saneamento básico, Katiana frisou que estes instrumento são obrigatórios e necessários para que o município possa ter acesso a recursos federais para investimentos em obras de saneamento básico. Sem as audiências e a aprovação da lei, Itaquiraí está impedido de acessar recursos para executar, por exemplo, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

Entendendo a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico, os secretários municipais, Valdirene, Ivanir estão articulando suas secretarias e diretores de departamentos para garantir a participação do maior número possível de pessoas, de todos os segmentos da população nas duas audiências.