O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto, lançou na manhã desta quinta-feira (22), o projeto piloto de habitação urbana intitulado “Habitação Para Todos”. O projeto é inédito, numa iniciativa da Prefeitura de Itaquiraí, sendo totalmente elaborado pela equipe da administração municipal e aprovado pelo Governo do Estado através da SEHAB (Secretaria de Estado da Habitação), e pelo Governo Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida.

[caption id=attachment_8139 align=alignnone width=1024] Prefeito Ricardo Fávaro ao fazer o lançamento do Projeto Habitação Para Todos Fotos: Edson Freitas[/caption]

Ao fazer o lançamento do projeto, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, acompanhado pelo Secretário de Administração Mauro José Gutierre, secretário de Planejamento e Finanças José Belo, e pelo coordenador municipal dos programas sociais de habitação, Jesuel Ramos, o prefeito Ricardo explicou que, desde o primeiro ano de sua gestão vem buscando a implantação de um projeto de habitação especial, que viesse contemplar os servidores municipais e pessoas que buscam a casa própria mas não foram contemplados em nenhum dos programas habitacionais já existentes.

[caption id=attachment_8142 align=alignnone width=1024] Prefeito Ricardo Fávaro apresenta os dois primeiros cadastramentos on-line de futuros beneficiários do Projeto Habitação Para Todos[/caption]

“Fizemos o primeiro projeto, mas não houve uma “porta” que contemplasse aquela proposta. Reescrevemos o projeto de modo que fossem contemplados todos que se enquadrassem no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, sendo servidores públicos ou trabalhadores da iniciativa privada. Durante audiência com o governador do Estado Reinaldo Azambuja, conseguimos a inclusão do programa inédito de Itaquiraí dentro do programa Minha Casa Minha Vida. E para por em prática o projeto, prontamente disponibilizamos 50 terrenos, no valor de R$ 30 mil cada um, com o financiamento da habitação sendo arcado pela Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do FGTS. Os complementos dos investimentos em infraestrutura estão garantidos pelo Governo do Estado e Governo Federal”, explica o prefeito Ricardo Fávaro.

Outras particularidades do projeto “Habitação Para Todos” foram apresentadas, dentre elas a renda mínima exigida dos futuros beneficiários de R$ 1.300,00 até R$ 2.400,00 (mensais). Os interessados não podem ter sido contemplados com nenhum outro projeto habitacional urbano ou rural e, sobretudo, não possuir restrição em seu CPF. O coordenador do projeto acrescenta que as inscrições serão feitas através de sistema “on line”.

[caption id=attachment_8143 align=alignnone width=1024] Governador Reinaldo Azambuja durante audiência com prefeito Ricardo Fávaro sobre a Habitação Para Todos[/caption]

“Portanto, embora o Município seja o autor do projeto, não haverá nenhuma interferência da Prefeitura na avaliação ou aprovação dos cadastros inscritos, pois, todos cadastramentos serão remetidos diretamente para o sistema de análises da Caixa Econômica Federal, que dará o parecer final de aprovação ou não”, pontua Jesuel Ramos.

Os interessados em se inscrever no programa de habitação municipal “Habitação Para Todos” poderão fazer o cadastramento no Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Agora, estamos aguardando a aprovação do projeto que está na Câmara de Vereadores. Independente disso, já fizemos a doação dos terrenos ao Estado, garantindo o investimento e a efetiva participação da administração Trabalhando para Todos neste projeto habitacional especial”, destacou o prefeito Ricardo Fávaro.

Confirmando o lançamento do projeto, dois futuros beneficiários fizeram a inscrição pelo sistema web da Caixa, sendo o auxiliar administrativo e servidor municipal, João Paulo Argenton Lourenção, e o técnico agropecuário Edilson da Silva, funcionário da empresa Bello Alimentos. O cadastramento foi preenchido pelos colaboradores sociais do projeto, Igor Fávaro e Marcos Alves.

[caption id=attachment_8144 align=alignnone width=1024] Projeto de Habitação Para Todos é apresentado em reunião na Prefeitura de Itaquiraí[/caption]

[caption id=attachment_8146 align=alignnone width=1024] Momento em que o prefeito Ricardo Fávaro apresentou o Projeto de Habitação Para Todos na Secretaria de Habitação do Estado[/caption]