O município de Itaquiraí foi o único do extremo sul de MS a realizar o carnaval de rua, este ano. O 1º Itaquifolia “Alegria que contagia”, foi realizado pela Prefeitura Municipal por intermédio da Fundação Municipal de Cultura. De acordo com a comissão organizadora, mesmo com chuva, mais de 5 mil foliões participaram das três noites do evento que aconteceu, sábado, domingo e segunda-feira (14, 15 e 16).

[caption id=attachment_3993 align=alignnone width=1024] 1º Itaquifolia superou as expectativas e reuniu mais de 5 mil foliões na rua Santo Caobianco (Fotos: Edson Freitas/Guiomar Biondo)[/caption]

Três blocos participaram do concurso e disputaram o título de campeão do 1º Itaquifolia. Melhor para o bloco “Os Entas”, com o estandarte trazendo o slogan “Felicidade não tem idade” surpreendeu desde a primeira noite pela animação, originalidade e evolução de seus 100 componentes da terceira idade. Aliás, teve a melhor pontuação em todas as dez quesitos avaliados. Por isso, foi eleito pela comissão organizadora como o melhor bloco da festa carnaval, conquistando o título deste ano e levando R$ 3 mil como prêmio.

As três noites foi animada pela Banda Cabelo Molhado. Nos altos da rua Santo Caobianco e no recinto do Pavilhão de Eventos também desfilaram os blocos Parara Timbum “Tudo Junto e Misturado”, que através de seus 60 integrantes também deram o tom da festa e conquistou a segunda colocação, sendo o vice-campeão do Itaquifolia 2015. O bloco Peganin, ficou com a terceira colocação. Eles receberam como prêmio, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente.

Com foliões vindos de vários municípios do cone sul, e de grupos de Curitiba, Santa Catarina e São Paulo, o 1º Itaquifolia superou a expectativa dos organizadores. A grande responsabilidade ficou a cargo da comissão organizadora que foi formada por 30 jurados (10 para cada dia), todos escolhidos no dia do desfile, de modo que a votação não teve a influência de nenhum participante dos blocos.

Atendendo ao regulamento, foram avaliados a evolução, harmonia, criatividade, conjunto e visual, animação, desenvoltura, fantasia, alegoria, nome do bloco, alegorias e adereços e coreografia. Como desde o primeiro dia, Os Entas levaram empolgação, contaram com o entusiamos de foliões com mais de 70 anos e, principalmente, mostraram no sambódromo a melhor alegoria e evolução rítmica, os demais grupos tiveram que se empenhar ainda mais para conquistar o público presente.

[caption id=attachment_3997 align=alignnone width=1024] Bloco “Os Entas” ao receber a premiação de primeiro lugar no concurso do 1º Itaquifolia[/caption]

“Eles chamaram a atenção. Todas as noites se apresentaram com fantasias diferentes, tinha mestre sala, porta bandeira, estandarte, rainha de bateria, e um grupo sempre unido, nunca ficou esperso, por isso, Os Entas mereceram o título de campeão do 1º Itaquifolia”, analisou Deborah Ricieri, membro da comissão organizadora. “Alás, uma das componentes, a dona Laurinda, que fez 71 anos no sábado, foi considerada a melhor passista do carnaval”, acrescentou Deborah.

O prefeito Ricardo Fávaro, presente na abertura do 1º Itaquifolia, afirmou que a festa era do povo, por isso, cabia ao município realizar o carnaval e atender o pedido daqueles que curtem o carnaval. “Mas, respeitando aqueles que não são adeptos desta festa e preferem o aconchego de seus lares, determinamos que as caixas do som do carnaval ficassem viradas de costas para a cidade. E foi assim que tivemos um carnaval dentro da normalidade”, observou o chefe do Executivo.

Durante o 1º Itaquifolia, destaque também para toda a equipe da coordenação organizadora, do Bloco da Saúde, equipes de Segurança, formadas pela Polícia Militar, DOF, segurança privada, Corpo de Bombeiros, e ainda as entidades participantes, FEMEI (Feira das Mulheres Empreendedoras de Itaquira), Associação Amigos da Bola e Sindicato dos Servidores Municipais de Itaquiraí – SINSEMI. “Todos atuaran a contento, de modo que o 1º Itaquifolia terminou com sucesso total”, afirma o presidente da Fundação de Cultura, Cícero Rocha Neto.

PREMIAÇÃO – A entrega dos prêmios aos blocos campeões aconteceu na manhã de terça-feira (17), em solenidade informal na sede da rádio Vale Azul FM, com as presenças do vice-prefeito Daniel Mamédio, secretários municipais José Belo (Finanças) e Dr. Mauro Gutierre (Administração), e os organizadores do evento.  A presidente da Associação dos Idosos, Martina de Lima Lázaro , e demais integrantes do “Os Entas”, a coordenadora do Parara Timbum Gislaine Dayse da Silva, e o presidente do Peganin, Odair Cabral e Ratinho, receberam os prêmios em nome de todos os participantes, marcando o encerramento do 1º Itaquifolia.

Veja mais fotos no link: http://www.itaquirai.ms.gov.br/fotos/1o-itaquifolia-foi-sucesso/