(Roney Minella) – A servidora municipal da Prefeitura de Itaquiraí, Fabiana Aguiar de Azevedo (foto acima), confirmou hoje (17-04), o atendimento de 2.789 pessoas no setor previdenciário, no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social. Este volume de atendimento ocorreu no período de doze meses, conforme o relatório pormenorizado apresentado ao Departamento de Comunicação da Prefeitura.

A cooperação técnica firmada entre a Prefeitura Municipal de Itaquiraí e o INSS (agência de Naviraí), assinada pelo prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), beneficia diretamente os cidadãos itaquiraienses que, antes, eram obrigados a deslocarem-se ao município de Naviraí até para um simples atendimento e agendamento. Agora, na parceria Prefeitura/INSS o cidadão tem buscado informações e garantido os encaminhamentos na sala montada no Anexo Municipal, situada na rua Helena Meirelles.

OS NÚMEROS

Os levantamentos apontam que somente para o extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) 600 pessoas foram atendidas. Para a retirada de extrato de pagamentos, 550 cidadãos acessaram os serviços do INSS em Itaquiraí, e outros 500 retiraram o código e senha do INSS gerada ao titular. Já para resultados de perícia medica foram atendidas exatamente 400 pessoas.

Os atendimentos gerais vão de solicitação de pensão rural, benefício de assistência à pessoa deficiente a aposentadoria por idade. De acordo com o levantamento são: 31 pensões rurais, 02 pensões urbanas, 387 auxílio-doença, 18 recursos interpostos, 11 certidões por tempo de contribuição, 27 cópias de processos, 07 cadastramento de declaração de cárcere, 05 consultas sobre andamento de solicitações, 28 atualizações de cadastros, 01 revisão de benefício, 11 solicitações de pagamentos de benefícios não recebidos, 12 cadastramento ou renovação de procuração, 01 benefício-assistência à pessoa com deficiência, 11 transferências de benefícios para outra agência, 06 emissões de certidões para saque de PIS/PASEP/FGTS, 14 cumprimentos de exigências, 18 alterações de meio de pagamento, 01 declaração de benefício nada consta, 19 extratos previdenciários CNIS, 05 emissão de certidão de inexistência de dependentes habilitados, 01 cadastro/atualização dependente, 06 extratos de empréstimos consignados, 10 históricos de créditos, 02 aposentadorias por tempo de contribuição, 38 aposentadorias por idade rural, 02 aposentadorias por idade urbana, 55 salário-maternidade rural, e 08 auxílio reclusão.

São números expressivos – analisa o prefeito Ricardo Fávaro – ao lembrar que o município de Itaquiraí já teve o seu Posto Avançado de Atendimento do INSS, mas, por decisão do Governo Federal, foi desativado. “O fechamento do PA provocou muitas reclamações por parte da população. Reagimos à decisão, e conseguimos garantir os atendimentos através de cooperação técnica, permitindo aos itaquiraienses o acesso a serviços previdenciários tão importantes. Mas a nossa luta continua pela reativação do Posto de Atendimento”, sustenta o prefeito de Itaquiraí.