O engenheiro civil Adilson Fernandes e a arquiteta Mayumi Yochida, ambos do setor de projetos habitacionais da CEF (Caixa Econômica Federal) estiveram na tarde de ontem (12), em Itaquiraí. Inicialmente, os técnicos mantiveram audiência com o prefeito Ricardo Fávaro Neto e com o Diretor Municipal de Programas Habitacionais, Jesuel Ramos (Geison), no Gabinete do Prefeito.

Posteriormente, Adilson e Mayumi, acompanhados pelo prefeito Ricardo e Geison deslocaram-se para a área que foi doada pelo Município ao Estado, para a construção de um novo conjunto habitacional. O terreno está localizado nos altos da rua Santo Caobianco e Álvarez de Azevedo, nos fundos do Fórum, ao lado do bairro Boa Vista.

No local, os técnicos fizeram um levantamento pormenorizado, preenchendo o Relatório de Vistoria de Terreno, documento oficial da Caixa, que serve de embasamento para suplantar a primeira etapa da proposta de implantação do futuro residencial Ipê. O engenheiro anotou, inclusive, todos os empreendimentos em funcionamento nas proximidades (escola, creche, complexo esportivo, Fórum, existência de via rápida (MS-488 a 100 metros) e distância do centro da cidade).

O prefeito Ricardo Fávaro confirmou que já foram encaminhados documentos para a Sanesul e Energisa visando à implantação das redes de energia elétrica e de água potável para o futuro bairro. Outra importantíssima infraestrutura discutida foi o sistema de escoamento das águas pluviais. “Este detalhe entra na próxima fase de elaboração do plano de construções”, observou a arquiteta Mayumi. Por sua vez, o engenheiro ao fazer a sondagem do solo do terreno registrou que é misto, com 70% arenoso e 30% argiloso. “Aqui as condições são absolutamente favoráveis. Não encontramos nada que possa atrapalhar o futuro conjunto habitacional”, confidenciou Adilson.

Ao receber a sinalização da viabilidade para a implantação do Projeto Habitação para Todos, o prefeito Ricardo Fávaro mostrou todo seu contentamento e, mais uma vez, colocou-se à disposição da equipe técnica da Caixa visando o aceleramento dos protocolos para o breve início das obras de mais um conjunto habitacional em Itaquiraí. “É um sonho e estamos trabalhando muito para mais esta conquista se tornar realidade e, efetivamente, combatermos o alto déficit habitacional existente em nossa cidade”, frisou o prefeito Ricardo.