-PREFEITO RICARDO ACIONA A DEFESA CIVIL DO ESTADO E PREPARA DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA-

Levantamentos feitos pela Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Itaquiraí apontam os principais trechos críticos do município, onde o tráfego está prejudicado devido à abertura de valetas, crateras e formação de banhados. O fato provoca a interdição temporária de alguns trechos e, em outros, a erosão está aumentando assustadoramente, deixando em alerta o Poder Púbico Municipal e os organismos de segurança.

[caption id=attachment_8305 align=alignnone width=831] Erosão é formada em estrada do Assentamento Indaiá e provoca interdição temporária de trecho na região do Barba Azul[/caption]

Ruas da periferia da cidade também foram castigadas pelas fortes chuvas, principalmente, na região do bairro Nova Esperança e Vila Nova. O prefeito Ricardo Fávaro, esteve em Campo Grande no dia de ontem (25), acionando a Defesa Civil do Estado, apresentando relatório dos levantamentos, reivindicando socorro e, ao mesmo tempo, consubstanciando a elaboração do decreto de situação de emergência, provocado por situação de anormalidade.

[caption id=attachment_8300 align=alignnone width=1024] Valetas profundas foram abertas pelas chuvas à margem da BR-163, no perímetro urbano de Itaquiraí. Foto Roney Minella[/caption]

Registro fotográfico mostra que além da área do Distrito Industrial, foram afetadas as estradas que servem como principais escoadouros da produção agrícola e da pecuária dos assentamentos Sul Bonito, Indaiá, Tamakavi, Aliança, Santa Rosa, Guassu, Complexo Santo Antônio, Lua Branca, Boa Sorte e Porto Santo Antônio, bem como a região da Represa e Cinturão Verde de Itaquiraí.

O excesso de precipitação pluviométrica está trazendo enormes prejuízos materiais e financeiros aos moradores das áreas urbana e rural, bem como à municipalidade devido à ocorrência de erosões em vias públicas, quedas de postes de iluminação pública, rompimento de redes de água potável e rompimento de galerias de águas pluviais. Todos estes desastres naturais nos obrigam a decretarmos a situação de emergência, para que possamos fazer o enfrentamento do problema e, sobretudo, reivindicarmos o apoio do Governo do Estado no combate à erosão e na recuperação das estradas vicinais de Itaquiraí, observa o prefeito Ricardo Fávaro Neto.

[caption id=attachment_8301 align=alignnone width=1024] Fortes enxurradas provocam rompimento de tubulação de captação de águas pluviais. Fotos: Roney Minella[/caption]