(*Roney Minella) – A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí confirmou na manhã de hoje (16-01), o primeiro caso de dengue de 2020, registrado na zona urbana da cidade. “Uma paciente residente no bairro Seac, procurou o Posto de Saúde do Centro com muitas dores típicas da dengue. Após a notificação e exames feitos pelo Laboratório São Francisco tivemos a confirmação da doença”, informa Marcelo Batista Rosa.

Moradora na rua São Paulo, a paciente foi visitada pelo secretário municipal de Saúde Marcelo Rosa e servidores do Controle de Vetores. “Vistoriamos o terreno e a casa. Estava tudo limpinho, em ordem. Parabenizamos a moradora. Porém, encontramos criadouro do mosquito na casa ao lado. Está comprovado que se o vizinho não cuida, colabora com o aparecimento da dengue”.

Após suas considerações o secretário que já havia feito vistorias em toda a cidade, voltou a fiscalizar com a equipe de Vetores, locais que foram denunciados por moradores. “Encontramos de tudo. Além de muito lixo, entulhos, geladeiras velhas, pneus, garrafas de vido e pet, tanques, colchões, terrenos totalmente sujos, enfim, tudo que nem imaginávamos servindo de criadouros de mosquitos”.

Moradora do bairro Seac que foi picada por mosquito Aedes e tem dengue confirmada, recebe equipe da Saúde de Itaquiraí. Foto: Roney Minella

“A população parece que não entendeu o recado ainda. Todos, de crianças a idosos precisam colaborar para que mais casos não venham ser registrados em nossa cidade”, alerta Marcelo ao pedir que as famílias tomem as medidas necessárias, bastante conhecidas e muito divulgadas para acabar com o mosquito Aedes aegypti.

CONTROLE MECÂNICO

O coordenador do Controle de Vetores, Marcos Aurélio Domingos, informou que nesta sexta-feira (17) estará fazendo o controle mecânico visando combate aos mosquitos no bairro Seac. “A Prefeitura e a Secretaria de Saúde mais uma vez estarão fazendo a sua parte para combater a dengue. Amanhã vamos atuar em seis quarteirões, eliminando todo tipo de material que esteja servindo de criadouro do mosquito, bem como focos do Aedes. Contudo, o mais importante é a conscientização da população. Se não houver esta ação conjunta e diária, corremos o risco de uma epidemia. Mas, tenho certeza que ninguém quer isso e para vencermos todos precisam nos ajudar”, pondera Marcão.

*Roney Minella - Jornalista - Editor do site de notícias da Prefeitura de Itaquiraí.

Mosquito Aedes aegypti faz a primeira vítima em Itaquiraí que reside na rua São Paulo, Bairro Seac. Foto: Roney Minella