(*Roney Minella) - A Prefeitura de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, para impedir a ocorrência do coronavírus no âmbito do município, definiu mais providências que ampliam a prevenção e já estão sendo adotadas. Outras ações definidas hoje (19-03) deverão ser colocadas em práticas a partir de amanhã, sexta-feira.

Em memorando interno ao Departamento de Comunicação, assinado pelo secretário Marcelo Batista Rosa foram definidas as seguintes ações contra o COVID-19, as quais contam com a urgente participação da sociedade para que haja sucesso da contenção ao COVID-19.

Secretário Marcelo Batista Rosa ao anunciar as novas medidas emergenciais da Prefeitura de Itaquiraí a serem tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, de contenção ao coronavírus. Foto: Roney Minella

AÇÕES DEFINIDAS:

• Atendimento para casos sintomáticos de Dengue e Gripe serão centralizados para atendimento na UBS situado a Rua Campo Grande – 1434;

• A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando o número (67) 9 9662-6901 para todas orientações relacionadas aos demais atendimentos. Esse número também receberá mensagens via WhatsApp.

• A Estratégia de Saúde da Família Itaquiraí (Centro) estará fechada a partir de 20 de março.

• A Estratégia de Saúde da Família Jardim Primavera terá atendimento ambulatorial mediante triagem das 7h as 13h.

• As Estratégias de Saúde da Família da zona rural atenderão somente as segundas e quintas-feiras mediante triagem das 7h as 13h.

• Os atendimentos médicos ambulatoriais, inclusive a campanha de vacina, serão realizados em uma tenda instalada em frente a Unidade Básica de Saúde.

• Atendimentos odontológicos serão somente de urgência, na cidade serão realizados no ESF Jardim Primavera das 7h as 13h e na zona rural nas segundas e quintas-feiras das 7h as 13h.

• Transportes: a partir do dia 20 de março somente os casos de oncologia (radioterapia, quimioterapia, urgência/emergência, exames agendados com confirmação), hemodiálise, urgência/emergência hospitalar. Acompanhantes SOMENTE nos seguintes casos: acima de 60 anos e/ou debilitados e menores de idade. "Essas ações estão determinadas até o dia 17 de abril, sob avaliação esse prazo pode ser estendido ou reduzido", diz o memorando assinado pelo secretário municipal de Saúde.

Radialista Marcão ao entrevistar autoridades da Saúde de Itaquiraí,

no estúdio da Maracaí FM. Foto: Roney Minella

COMERCIO

Em relação ao funcionamento do comércio, as lideranças médicas da cidade em comum entendimento com a Secretaria Municipal de Saúde, sugeriram em entrevista concedida à rádio Maracai FM, que sejam mantidos o atendimento apenas das farmácias, supermercados, postos de combustíveis e estabelecimentos que comercializem alimentos.

"Não podemos impedir o fechamento dos demais estabelecimentos comerciais e empresariais, mas, neste momento, totalmente atípico e de extrema urgência, sugerimos que evitem abrir os estabelecimentos. Todos vão entender que é em benefício da saúde, em prol da garantia da vida", observou Marcelo Rosa, durante entrevista.

Diretor Clínico do Hospital São Francisco de Itaquiraí, Dr. Ademir Tetila.

Foto: Roney Minella

O Diretor Clínico do Hospital São Francisco, Dr. Ademir Tetila, informou em entrevista que somente casos de urgência e emergência serão atendidos no hospital. Mas, destacou que está sendo colocado à disposição, os telefones do hospital e da clínica médica à disposição para orientações e informações para qualquer assunto relativo as gripes. "É necessário evitar até viajar. Agora o momento é de ficar em casa para que possamos, junto com a sociedade, fazer a contenção do vírus COVID-19. Seto dos colaborarem, vamos vencer esta dura batalha", afirma Dr. Ademir.

*Roney Minella - Jornalista-Editor do site de notícias da Prefeitura de Itaquiraí - (DRT/MS 1432)