(*Roney Minella) – A Prefeitura de Itaquiraí recolheu na semana que passou, aproximadamente 15 toneladas de pneus usados e inservíveis. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenadoria de Controle de Vetores.

Foram recolhidos mais de 1.500 pneus de veículos de passeio e caminhões (foto abaixo). Porém, 200 foram doados a uma associação do assentamento Santa Rosa, para cercar um campo de futebol suíço. Outro grande número de pneus de carreta foi retirado para construção de fossas sépticas, atendendo solicitação das comunidades.

Este montante de pneus foi recolhido em aproximadamente sessenta dias. “Simultaneamente, acionamos a empresa Pneus Neto, de Goianésia (GO), contratada para o transporte até a indústria de reciclagem. Os pneus são entregues na Reciclanip, de São Paulo, que após triturar e granular a borracha, destina a matéria-prima para a pavimentação asfáltica”, explica o coordenador do Departamento de Controle de Vetores, Marcos Domingos.

Diferente de outros municípios onde os proprietários de borracharias é que levam os pneus inservíveis para o ecoponto, em Itaquiraí o prefeito Ricardo Fávaro Neto determinou, e a equipe de Vetores visita as borracharias da cidade e faz a coleta dos pneus, depositando-os no barracão do anexo da Prefeitura.

“Determinamos providências pós-consumo, também conhecida como logística reversa. Este trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis que está sendo feito pela Prefeitura é uma responsabilidade ambiental e estamos dividindo esta ação com a empresa especializada no reaproveitamento destes pneus inservíveis”, destaca o prefeito Ricardo.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Rosa, justifica dizendo que “Embora nossa área específica de atuação não é a ambiental, estamos envolvidos neste processo porque é mais uma iniciativa de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya, zikavirus e febre amarela”, justifica

A equipe de Vetores relata que sempre ocorre o acúmulo de água dentro de pneus, servindo de berçário, onde o mosquito deposita ovos e logo aparecem as larvas. “Então, destruindo as larvas estamos combatendo o aparecimento de mosquitos em toda a na cidade”, justifica Marcos Domingos.

Pneus usados inservíveis sendo embarcados em Itaquiraí para reciclagem; ação ambientalmente correta ajuda também a combater o mosquito da dengue.

*Roney Minella - Jornalista-Editor do site de notícias da Prefeitura de Itaquiraí (DRT/MS -1432)