Projeto “Itaquiraí Recicla” avança na educação ambiental e já é referência no cone sul do Estado

Publicada 8/03/18 às 9:41

Funcionários da empresa MR Recicláveis, durante coleta seletiva em supermercado de Itaquiraí.

A Prefeitura de Itaquiraí está colhendo bons frutos do recém lançado projeto “Recicla Itaquiraí”. O programa teve início no mês de janeiro deste ano e será implantado gradativamente em toda a cidade pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA) da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

No balanço apresentado pelo DMMA, referente ao primeiro bimestre de 2018 o programa de coleta seletiva intitulado “Itaquiraí Recicla” já recolheu mais de 80 toneladas de materiais recicláveis. “Neste primeiro momento, o trabalho está sendo desenvolvido no centro da cidade, especificamente na área comercial, onde estão localizadas as lojas e supermercados. E o importante é que o projeto está superando as expectativas”, observa o diretor de Meio Ambiente, Luiz Carlos de Souza.

O coordenador do projeto, Anderson Sugawara, destaca que o Recicla Itaquiraí, além de gerar economia para o município, está promovendo a educação e preservação do meio ambiente e, sobretudo, contribuindo efetivamente com a saúde pública de Itaquiraí. “Aliás, está dando tão certo que já é referência em nossa região”, avalia o ambientalista que acompanha projetos em Itaquiraí e em outros municípios do Cone Sul do Estado.

Material reciclável coletado no comércio de Itaquiraí, após separado e prensado, sendo preparado para o transporte.

A empresa MR Recicláveis está fazendo diariamente, de segunda a sextas-feiras, a coleta de todo o material reciclável. Posteriormente, faz a separação do papel, do plástico e do metal, que separados são prensados e, por último, transportados para as empresas que fazem o reaproveitamento.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), destaca a importância da implantação do projeto “Itaquiraí Recicla” observando que nesta cadeia dos recicláveis, “a empresa responsável está gerando mão de obra. Está contribuindo com a limpeza da cidade. Está atuando por um ambiente mais saudável, sustentável e, ao mesmo tempo, vem proporcionando condições benéficas para a saúde pública. Tudo isso representa melhoria da qualidade de vida para a população”, aponta o prefeito de Itaquiraí.