Banners Laterais

Powered by WP Bannerize

Prefeito Ricardo Fávaro decreta “situação de emergência” em áreas de Itaquiraí

Publicada 10/11/17 às 9:36

 

Prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto, declara situação de emergência por causa dos estragos e prejuízos causados pelo temporal e intensas chuvas dos últimos dias. Foto: Roney Minella

-Chuvas constantes provocaram enormes estragos; prejuízos ultrapassam um milhão de reais e Prefeitura já socorre famílias-

 

                O prefeito de Itaquiraí Ricardo Fávaro Neto (PSDB) decretou “situação de emergência” em partes das áreas urbana e rural do município de Itaquiraí, afetadas por chuvas intensas. O Decreto nº 4291 foi assinado no último dia 07 de novembro após o levantamento dos danos e prejuízos públicos e privados, efetuado pela COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil, que avaliou e quantificou o desastre em acordo com a Instrução Normativa nº 02, de dezembro de 2016.

Os efeitos causados pela tempestade nos perímetros urbano e rural do município registrados no dia 21 de outubro, com índices pluviométricos atingindo níveis elevados e bem acima da média no período de referência, seguido de forte vendaval e chuva de granizo, comprometeram e destruíram o sistema de drenagem urbana e rural. Os danos foram registrados na zona rural com a abertura de grandes erosões em áreas estratégicas do município, chegando a destruir estradas, dutos e pontes.

“Este temporal provocou danos materiais, prejuízos econômicos e sociais, e a constante paralisação das aulas na Rede Municipal e Estadual Ensino, em virtude da impossibilidade de trânsito do transporte escolar, bem como o tráfego da produção agrícola do município”, relata o presidente da COMDEC, secretário municipal de Obras José Carlos Loro.

“Visitamos as famílias impactadas pela intempérie bem como os locais mais prejudicados. Posteriormente, recebemos em Itaquiraí, membros da comissão estadual da Defesa Civil confirmando que os prejuízos computados ultrapassam um milhão de reais. Concomitantemente tivemos o parecer da Comissão Municipal de Defesa Civil, relatando as ocorrências e opinando favoravelmente à declaração de situação de emergência”, esclarece o prefeito Ricardo Fávaro ao justificar o decreto.

Diante da situação de anormalidade o prefeito também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da COMDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Ao mesmo tempo, permitiu a convocação de voluntários para reforçar as ações de restabelecimento da normalidade, bem como e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

“Agora, estamos buscando recursos e apoios dos governos do Estado e da União para a execução das obras de recuperação de estradas, pontes e sistemas de drenagens destruídos. Já estamos fazendo o socorro das famílias afetadas através de ações sociais, com entregas de telhas, colchões e cobertores, enfim, atuando em todos os sentidos para minimizar os impactos negativos das constantes chuvas”, destaca o prefeito de Itaquiraí.

,

Ao centro, o presidente do COMDEC, Carlos Loro, com membros da Defesa Civil local e materiais para socorro das famílias atingidas pelo temporal.

 

Creditos: Roney Minella

Fonte: Departamento de Comunicação

Publicidade