No Banner to display

Agraer, Incra e Prefeitura de Itaquiraí entregam CCUs e DAPs a assentados dos P.A.s Itaquiraí e Santo Antônio

Publicada 25/09/17 às 10:32

 

Vice-prefeito Mano reitera apoio da Administração Municipal nas ações de apoio aos agricultores familiares, durante entrega de contratos de uso da terra e DAPs, no Assentamento Itaquiraí. Foto: Roney Minella

 

-Ação liderada pelo presidente da Agraer Enelvo, Superintendente do Incra Beto, vice-prefeito Mano, e secretário Vani, também entregou sementes de milho e resfriador de leite para associações dos assentados-

(Roney Minella) – O vice-prefeito de Itaquiraí, Geovane Severo – Mano (PDT), e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Ivanir Vieira da Silva – Vani, representaram o Executivo Municipal no mutirão de atendimento da Agraer e do INCRA/MS, na tarde de sexta-feira (22-09).

O mutirão foi realizado nos assentamentos P.A. Itaquiraí e P.A. Santo Antônio. Durante a ação foram entregues CCUs (Contratos de Concessão de Uso), DAPs (Documento de Aptidão ao Pronaf), e liberados contratos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), garantindo financiamentos para a geração de renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

“No P.A. Itaquiraí participamos da entrega do CCU para a dona Maria de Lurdes de Jesus, do Lote 11, e acompanhamos a entrega do DAP ao agricultor familiar José Catarino da Silva, do Lote 116”, informaram Mano e Vani.

A assentada Maria de Lurdes de Jesus, do Lote 11, recebeu das autoridades representantes da Agraer, Incra, Prefeitura e Câmara de Vereadores, o seu Contrato de Concessão de Uso da terra. Foto: Roney Minella

No assentamento Itaquiraí foram entregues no total 189 CCUs, sendo, 165 do P.A. Itaquiraí, 9 do Caburaí e 15 do Foz do Rio Amambai. O DAP saiu para 35 assentados, sendo 5 assentados do Caburai, 12 da Foz do Rio Amambai e mais 18 do P.A. Itaquiraí. Na mesma tarde, a caravana da Agraer, Incra e Prefeitura de Itaquiraí deslocou-se para o Assentamento Santo Antônio. As lideranças foram recebidas na sede da AAGRIFI (Associação da Agricultura Familiar de Itaquiraí) pelo presidente Lidiomar Sigoli Costa. Também recepcionaram as autoridades representantes das associações: Araguaia, ASFASA, ASSOMAR, APAC e 13 de junho.

Mais uma vez, o ponto alto da reunião foram as entregas de 43 CCUs, 5 DAPs, sementes de milho e um resfriador de leite para atender os produtores de leite daquela região do município. “Com as DAPs em mãos, agora este assentados já podem encaminhar o projeto para garantir recursos do PRONAF para investir na produção ou na aquisição de equipamentos”, observou o diretor presidente da Agraer, Enelvo Iradi Felini.

Das ações realizadas no P.A. Itaquiraí e P.A. Santo Antônio participaram o superintendente estadual do Incra/MS, Humberto Mota Maciel (Beto), o coordenador do Incra de Dourados, Daniel Yamamoto; secretário municipal de Agricultura, Ivani Vieira da Silva – Vani; secretário de Desenvolvimento Econômico Anderson Francisco da Silva; vereador Antônio Zuza; diretor municipal de Agricultura, Vanderson Lopes; a coordenadora regional da Agraer, agrônoma Alessandra Afonseca e sua equipe; o coordenador local da Agraer, Juvenal Marque de Brito e toda a equipe local; representante do Banco do Brasil; e dezenas de agricultores familiares do Complexo do Santo Antônio.

Diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, destaca ações da Agência de Desenvolvimento Agrário no apoio e incentivo dos assentados de Itaquiraí. Foto: Roney Minella

O coordenador local da Agraer, Juvenal Marques de Brito, destaca a parceria firmada entre o Município de Itaquiraí e a Agraer, que garantiram as condições para os levantamentos e trabalhos técnicos “in loco”. “Nesta parceria, tivemos pessoal, veículos e combustível necessários para a realização dos relatórios de visitas, sendo os laudos de identificação e ocupação da propriedade. Sem estas informações não seria possível elaborar as CCUs e DAPs”, observa Juvenal.

“A liberação de contratos de uso da terra, documento de aptidão ao Pronaf, entregas de sementes e equipamentos é o resultado de parcerias e vinha sendo aguardado há anos pelos assentados. O prefeito Ricardo esteve diversas vezes na Agraer e no Incra reivindicando estas documentações em benefício dos agricultores familiares. Para garantir estes atendimentos formalizou convênio e investiu recursos do Município, beneficiando diretamente os agricultores familiares. Agora quem recebeu a DAP já pode elaborar o projeto visando acessar os recursos do Pronaf”, comentou Vani.

Ação da Agraer, Incra e Prefeitura de Itaquiraí garante CCU a assentados do Assentamento Santo Antônio. Foto: Roney Minella

“No assentamento Indaiá, esta parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Obras e Agraer garantiu a realização de curvas de nível e construção de microbacias para combater a erosão. O trabalho está sendo realizado sob a responsabilidade do técnico da Agraer José Antônio”, destacou o secretário de Agricultura de Itaquiraí.

Creditos: Roney Minella

Fonte: Departamento de Comunicação

Publicidade