Projeto de microbacia da Agraer e da Prefeitura de Itaquiraí beneficia 65 famílias dos assentamentos Indaiá e Sul Bonito

Publicada 2/10/17 às 10:09

Autoridades da Agraer e da Prefeitura de Itaquiraí durante visita técnica ao projeto de microbacia hidrográfica no Assentamento Indaiá.

A Prefeitura de Itaquiraí e o Governo do Estado estão desenvolvendo o projeto de microbacia hidrográfica nos assentamentos rurais Indaiá e Sul Bonito. Para garantir a execução do projeto, o prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), fez articulação junto a Agraer reivindicando e conquistando esta parceria.

Neste contexto, 65 famílias de agricultores familiares estão sendo beneficiadas. De acordo com os levantamentos apresentados pelo coordenador local da Agraer, Juvenal Marques de Brito, estão sendo construídos terraços em 54 lotes, totalizando 686 hectares, mais duas áreas de arrendamento totalizando 300 hectares. “Neste mesmo projeto foram feitas a adequação de estradas totalizando 10.743 metros”, observa Juvenal.

PARCERIAS

Para garantir a realização do projeto, foi estabelecida a importante parceria do Governo do Estado, através da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), e Prefeitura de Itaquiraí, através das secretarias municipais de Obras, de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e apoio dos agricultores familiares.

“Nesta parceria, a Prefeitura entrou com as máquinas e os operadores. A Agraer disponibilizou seus técnicos e projetistas, dentre eles, o técnico José Antônio, que é o responsável pela execução das microbacias, terraceamentos e curvas de nível, enfim, todo o trabalho que visa combater a erosão e, principalmente, que as águas das chuvas sejam drenadas para dentro dos lotes e não atinjam as estradas foram feitos a contento”, sustenta o secretário municipal de Agricultura, Ivanir Vieira, o Vani.

O diretor-presidente da Agraer, Enenvo Iradi Felini, o vice-prefeito de Itaquiraí Geovane Severo – Mano, e o secretário municipal de Agricultura Ivanir Vieira, fizeram visita técnica em um dos lotes no Assentamento Indaiá, constatando, segundo eles, um trabalho de qualidade por parte da Agraer e Prefeitura. A vistoria foi programada pelo diretor da Agraer local, Juvenal Brito, e foi prestigiada pela coordenadora regional da Agraer, agrônoma Alessandra Afonseca, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Anderson da Silva, e pelo vereador Antônio Zuza.

“Os serviços continuam e, com certeza, estes investimentos ajudam a evitar a erosão e os problemas de alagamentos e inundações nas estradas. Enfim, esta parceria com a Prefeitura, secretaria de Agricultura, secretaria de Obras e com os agricultores, tem o único objetivo: o de melhorar a produção de nossos agricultores familiares, dos arrendatários, e de diminuir os gastos com recuperação das estradas vicinais dos assentamentos rurais”, observou o presidente de Agraer, Enelvo Felini, durante sua visita no assentamento Indaiá.