Banners Laterais

Powered by WP Bannerize

Prefeitura de Itaquiraí, Senar, Agraer e Efaitaq concluem curso de Produção de Embutidos e Defumados

Publicada 1/08/18 às 8:44

Aula prática do curso de fabricação artesanal de embutidos realizada em Itaquiuraí, tendo como matéria prima a carne suína.

(Roney Minella) – A Prefeitura de Itaquiraí e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, através de parcerias com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Sindicato Rural Patronal de Naviraí, e a Efaitaq – Escola Família Agrícola de Itaquiraí, realizaram de 24 a 27 de julho o curso “Produção Artesanal de Embutidos e Defumados”.

O curso foi realizado no recinto da Escola Família Agrícola e contou com doze participantes, tendo como professor o instrutor do Senar Edgar Duarte. Ele abordou sobre os métodos e conservação da carne, a manipulação do alimento, preparo dos embutidos, técnicas de: formulação, cozimento, defumação, madeira a ser utilizada no processo da defumação, e o melhor tempo.

Linguiça defumada produzida durante o curso de Embutidos e Defumados oferecido pela Prefeitura de Itaquiraí e parceiros.

Na verdade, a capacitação apresentou os procedimentos de fabricação do produto desde o abate, corte, cura, técnicas de cozimento, manipulação e armazenamento. E na etapa de defumação, o tempo que se dá pela exposição da carne ao calor e fumaça – informa Juvenal Marques de Brito, da Agraer de Itaquiraí.

“Essas técnicas aumentam o tempo de conservação da carne. Já a defumação é um diferencial, além de maior conservação, deixa o sabor mais acentuado e característico. A carne é temperada, permanece por três dias no refrigerador com conservantes, e então fica no defumador por seis horas”, acrescentou o técnico.

O instrutor do Senar pontuou que a higiene é fundamental para o processo de fabricação. A manipulação incorreta das carnes pode acarretar na deterioração dos produtos. Uma das principais preocupações no curso é orientar sobre as boas práticas de manipulação e a procedência correta da carne. “O produtor precisa ter esse cuidado. A origem de um bom produto depende de uma boa fabricação e boa carne. É importante que procurem carnes inspecionadas e conheçam sua origem”, orienta Edgar Duarte.

Instrutor do Senar Edgar Duarte (ao centro), trouxe as técnicas de produção de defumados e embutidos a doze alunos de Itaquiraí.

O aproveitamento de carnes bovinas, suínas e de aves em pequenas propriedades rurais, na fabricação de diversos produtos é uma tradição em diversos Estados brasileiros. Na produção de embutidos e defumados destaca-se a carne suína, em que a matéria prima original é valorizada em até 50%. “Em Itaquiraí, onde a agricultura familiar é predominante, a tendência da fabricação de embutidos e defumados é uma interessante alternativa como meio de agregar renda e potencializar a produção”, comenta o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Ivanir Vieira, o Vani, ao justificar a realização do curso com apoio da Prefeitura.

 

Creditos: Roney Minella

Fonte: Departamento de Comunicação

Publicidade