No Banner to display

Prefeitura de Itaquiraí conclui aterro e libera tráfego no Assentamento Santa Rosa

Publicada 23/01/17 às 9:07

A Prefeitura de Itaquiraí concluiu na última sexta-feira (20), a construção de aterro e do sistema de drenagem no principal travessão do Assentamento Santa Rosa, que dá acesso ao Grupo 3. Simultaneamente, o tráfego que estava interrompido no local desde o dia 6 de novembro passado, foi liberado, resolvendo um dos principais problemas das centenas de famílias que residem no assentamento e estavam utilizando desvios para se deslocarem entre os grupos 1 e 3.

Foto 1

Sistema de drenagem construído na barragem da represa do Santa Rosa. Na foto menor (esq. abaixo), tubulação toda destruída em temporal do mês de novembro. Fotos: Roney Minella

As intensas chuvas que atingiram o município de Itaquiraí no início do mês de novembro provocaram enormes estragos, destruindo pontes, aterros, rompimento de represas e erosões, danificando as estradas rurais e vicinais, principalmente em áreas de assentamentos e de fazendas. No Santa Rosa, as fortes enxurradas levaram toda a tubulação e ainda destruíram a barragem da represa, interrompendo o tráfego.

Para restabelecer a passagem, o Município de Itaquiraí contratou a empreiteira Concrenavi. O novo sistema de passagem de água pluvial recebeu, abaixo da instalação da tubulação, a construção de 12 metros de assoalho à base de pedra e concreto, para evitar a infiltração e, posteriormente, foram assentados duas linhas de 8,40 metros lineares de tubos de um metro de diâmetro, finalizando o sistema de galeria com cabeceiras concretadas.

Foto2

Aterro e barragem reconstruídos no travessão do Santa Rosa restabelecem o tráfego entre os grupos 01 e 03; na foto menor, como ficou a erosão formada em função do temporal que atingiu Itaquiraí em novembro. Fotos: Roney Minella

“Para finalizar a obra, foram utilizados aproximadamente 800 metros cúbicos de terra, sendo mais de 200 caminhões”, informa o secretário municipal de Obras, José Carlos Loro (Carlão). “Investimos mais de 50 mil reais somente nesta obra. O importante é que resolvemos um problema sério e restabelecemos o tráfego para as centenas de famílias da agricultura familiar e demais que utilizam esta principal via de tráfego dentro do Assentamento Santa Rosa”, destaca o prefeito Ricardo Fávaro Neto.

Creditos: Roney Minella

Fonte: Departamento de Comunicação

Publicidade