Luiz Carlos representa Itaquiraí no encontro sobre ‘Gestão de Resíduos Sólidos’, em Campo Grande

Publicada 14/11/17 às 8:50

O assessor especial de Apoio Institucional, Diretor Municipal de Meio Ambiente, Luiz Carlos de Souza, está representando o Município de Itaquiraí no Encontro sobre “Gestão de Resíduos Sólidos”, em Campo Grande. A realização do evento é do Governo do Estado de MS através da SEMAGRO – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

A abertura do encontro foi na manhã desta segunda-feira (13-11), no Auditório Shirley Palmeira do Imasul, com palestra de Caroline Alvarenga Pertussatti, do Ministério do Meio Ambiente. Durante uma hora ela falou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos: tendências, metas, desafios e oportunidades. Ainda na manhã de ontem, Caroline voltou ao palco para sua segunda palestra onde, de sobejo, destacou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGRS).

Às 14 horas, o fiscal ambiental e coordenador técnico do PERS-MS, do IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, João Mendes Silva Júnior apresentou a palestra “Panorama da gestão de resíduos sólidos em Mato Grosso do Sul”.

A interação entre as lideranças participantes do encontro aconteceu através da Mesa Redonda, às 15 horas após as palestras: Atuação de órgãos de controle e fiscalização na gestão dos resíduos sólidos em Mato Grosso do Sul, tendo como mediador o Promotor de Justiça do MP/MS, Dr. Luciano Furtado Loubet. No mesmo prisma, palestraram o Assessor de Gabinete da Inspetoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do Tribunal de Contas do MS, Fernando Silva Bernardes, e a Advogada do IMASUL, Dra Márcia Corrêa de Oliveira. A sessão de perguntas foi encerrada às 17 horas.

Diretores ambientalistas e técnicos em gestão ambiental que participam do Encontro sobre gestão de resíduos sólidos.

MAIS PALESTRAS

A programação reservou para a manhã de hoje (14-11), as palestras: Arranjos intermunicipais para disposição final de resíduos sólidos, com as participações de Fernando Silva Bernardes e da Analista Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Alyne Alves Lessa. A mesa redonda com início às 9 horas. Para encerrar o encontro, foi programada a palestra: “Consórcios público e Parcerias Público-Privadas – PPP’s”, tendo como interlocutora a Consultora da Confederação Nacional dos Municípios, Advogada Joanni Henrichs.

“Enviamos um representante de Itaquiraí, garantindo a capacitação para que possamos dar continuidade aos trabalhos de destinação correta de todo o lixo recolhido em nossa cidade. Aliás, estabelecemos parceria com empresa da iniciativa privada que já está atuando neste setor, atendendo a população. Portanto, estamos fazendo investimentos para cumprir a legislação ambiental e, ao mesmo tempo, o conhecimento para a equipe da Prefeitura possa fazer a melhor gestão possível dos resíduos sólidos de Itaquiraí”, afirma o prefeito Ricardo Fávaro.

Assessor Institucional da Prefeitura de Itaquiraí, Luiz Carlos de Souza, faz selfie durante palestra sobre gestão dos resíduos sólidos, em Campo Grande.

“Realmente, tivemos acesso a importantíssimas informações e orientação, que facilitarão o enfrentamento do problema dos resíduos sólidos. Durante as palestras, a União e o Estado se posicionaram objetivamente sobre a questão do lixo, dando o norte para que os municípios possam cumprir a sua parte nesta questão”, resumiu Luiz Carlos ao confirmar sua participação positiva no encontro em Campo Grande.